DESTAQUE

No Dia Nacional do Aposentado, Sintrajufe/RS reafirma luta por direitos

A Lei Eloy Chaves, publicada em 24 de janeiro de 1923, consolidou a base do sistema previdenciário brasileiro, com a criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias. Após a promulgação dessa lei, outras empresas foram beneficiadas e seus empregados também passaram a ser segurados da Previdência Social. A data, portanto, representa um marco histórico para homenagear todos os que dedicaram anos de sua vida ao trabalho.

É também o momento oportuno para convidá-los à reflexão: o aposentado não se aposenta da vida. Ao contrário, com a aposentadoria, ele tem mais tempo para outras atividades, como o efetivo exercí­cio de sua cidadania. É necessário estar atento, acompanhar e incluir-se na luta de seus colegas em atividade, na conquista e na garantia de seus direitos.

Os aposentados do Judiciário Federal gaúcho, organizados no Núcleo de Aposentados e Pensionistas do Judiciário Federal (NAF), concebido praticamente junto com a criação do Sintrajufe/RS, têm demonstrado sua capacidade de luta em momentos decisivos da categoria, sempre participando das atividades de mobilização, de caminhadas, assembleias, atos, dando apoio nas greves…

Ao homenagear esses companheiros tão valorosos, o Sintrajufe/RS externa seu reconhecimento a todos os aposentados neste dia.