No Dia do Professor, Sintrajufe/RS participa ato com Cpers/Sindicato

Na manhã deste 15 de outubro, Dia do Professor, o Sintrajufe/RS, participou, junto com os sindicatos e as centrais que compõem a Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP/RS), de ato público em frente ao Palácio Piratini. A manifestação fez parte do esquenta para o Dia Nacional de Luta contra a reforma administrativa, convocado para o dia 28 de outubro, e também marcou a exigência de condições de segurança para a comunidade escolar no calendário de volta às aulas presenciais imposto pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

O Cpers/Sindicato (que representa professores, professoras, funcionárias e funcionários de escolas estaduais), assim como o Sintrajufe/RS, exige a testagem para a covid-19 como condição de volta ao trabalho presencial, além de medidas como a distribuição de equipamentos de proteção individual, (EPIs), álcool em gel e adequação fí­sica das escolas.

O Cpers/Sindicato denuncia a postura genocida do governo Eduardo Leite (PSDB), que impõe o retorno às aulas presenciais a partir do dia 20 sem oferecer as condições sanitárias necessárias para um retorno seguro . Em frente ao Piratini, um termo de responsabilidade foi entregue a representantes da Casa Civil e do gabinete do governador, solicitando que Leite se responsabilize pela vida de educadoras e educadores, estudantes e comunidade escolar como um todo.

A entidade sindical também afirma que o governo mente ao divulgar que há EPIs: não chegaram às escolas . Denuncia também que a retomada foi determinada sem adequação de boa parte das salas de aula em coisas básicas como ventilação e distanciamento. Além disso, destaca que há um número expressivo de professores e professoras em grupo de risco tendo de voltar às salas de aula.

O Sintrajufe/RS manifesta sua solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras na educação. Não se faz educação pública de qualidade com salários congelados e parcelados.

Dia 28, com segurança, participe do Dia Nacional de Luta contra a reforma administrativa

No dia 28, está convocado um Dia Nacional de Luta contra a reforma administrativa. Em Porto Alegre, às 11h, haverá entrevista coletiva da Frente dos Servidores Públicos do RS, divulgando as ações e a posição contra a reforma; às 14 h, ato público no Paço Municipal, Centro de Porto Alegre. A orientação é que a categoria participe, cuidando todas as medidas de segurança.

O Sintrajufe/RS está presente nas mobilizações que têm acontecido contra a reforma administrativa, como os atos públicos em Porto Alegre, nos dias 15 e 30 de setembro, promovidos pela FSP/RS. Também é destacar a atuação de colegas do interior.

Em Santana do Livramento, o Sintrajufe/RS, representado pela diretora de base da JF Luciane do Espirito Santos Rodrigues, participou de uma ação conjunta, no dia 30, para dar visibilidade à campanha contra a reforma, com atividades de rua e colocação de faixas em lugares de grande fluxo de pessoas. A colega afirma que “a supressão de direitos que traz o texto da reforma compromete o serviço público de qualidade”. Ela lembra que, há poucos meses, foi divulgado que havia um dossiê, confeccionado pelo governo Bolsonaro, “com a lista dos servidores ‘inimigos do planalto’, em sua maioria professores universitários e policiais. Claramente esses servidores, se não fossem estáveis, estariam em processo de demissão”.

Na avaliação de Luciane, o objetivo da reforma é permitir que servidores e servidoras possam ser contratados e dispensados de acordo com a conveniência de quem está no poder, que terá como usar os cargos públicos para “lotear entre correligionários e para apadrinhar aliados”. Ela conclui que, com a reforma, “não só os servidores públicos perdem, a sociedade inteira perde, pois todos dependem dos serviços públicos, saúde, educação, segurança…”.

Você já conhece os ví­deos da campanha do Sintrajufe/RS? Assista AQUI e AQUI.

Atualizado em 15/10/2020, às 20h47min.