PRESSÃO

No CNJ Fenajufe reforça pedido de audiência com Fux sobre reposição e cobra retomada de discussões do Fórum de Carreira

A Fenajufe se reuniu com o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valter Shuenquener, no dia 1º de junho. Na reunião, os dirigentes solicitaram empenho da Secretaria-Geral para agilizar agendamento de audiência com o presidente, ministro Luiz Fux, para tratar de demandas urgentes da categoria, como recomposição salarial e polí­tica salarial para 2023, desjudicialização, reenquadramento dos auxiliares e ní­vel superior para técnicos.

A Fenajufe cobrou a imediata retomada das discussões do Fórum Permanente de Carreira, ressaltando que é importante considerar que já estamos no meio de um ano com acúmulo de agendas, como eleições e Copa do Mundo e que os debates temáticos do Fórum devem ser continuados sem prejuí­zo. Pautas como adicional de qualificação, reenquadramento dos auxiliares, mudança de escolaridade para ingresso no cargo de técnico judiciário e regulamentação da Polí­cia Judicial são debates já bem adiantados, alguns finalizados no Fórum.

Shuenquener recebeu a extensa pauta de demandas com a promessa de dar encaminhamento.

No encontro, foi apresentado ainda pedido de revisão das metas estabelecidas para o Judiciário e o direito à desconexão. A preocupação é com a saúde fí­sica e mental de servidoras e servidores que tiveram a rotina de trabalho alterada na pandemia de Covid-19 e que impôs o trabalho remoto no PJU.

Reunião do DG do STF

A diretoria executiva da Fenajufe esteve em Brasí­lia participando de atividades não apenas de mobilização como também polí­ticas, no sentido de garantir os direitos das servidoras e dos servidores do PJU e fortalecer a luta unificada em defesa de todo funcionalismo que busca recomposição emergencial das perdas inflacionárias, no í­ndice mí­nimo de 19,99%.

Em reunião recente com o diretor-geral do STF, Edmundo Veras, a federação já havia levado a preocupação sobre a absorção dos quintos incorporados administrativamente em razão da decisão no RE do STF na recomposição emergencial, além da necessidade de atenção do STF às emendas do PL 3662.

Os coordenadores falaram da necessidade de o projeto de reajuste emergencial conter artigo garantindo que não haja essa absorção, corrigindo a distorção provocada por esta decisão que não respeitou o direito adquirido dessas servidoras e servidores. Quanto ao PL 3662, é necessário que o STF se manifeste no projeto, reforçando a alteração da lei com a mudança de escolaridade para o ingresso no cargo de técnico judiciário para todo PJU.

A agenda de mobilização continua nesta semana, com nova rodada de assembleias nos estados. No Sintrajufe/RS, dia 9, às 19h, acontece a assembleia geral, para debater o calendário de mobilização e participação no Dia Nacional de Paralisações, Mobilizações e Greve no PJU , dia 15.

Fonte: Fenajufe