PRIVATIZAÇÕES

Neste sábado, 15, em Porto Alegre, tem carreata contra a liberação das privatizações sem plebiscito no RS

A qualquer momento, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pode votar em segundo turno a proposta de emenda à Constituição 280/2019, que retira a obrigatoriedade de plebiscito para a privatização da Corsan, do Banrisul e da Procergs. Para enfrentar a proposta, os servidores estaduais, liderados pelos trabalhadores e trabalhadoras do Banrisul, estão convocando uma carreata para este sábado, 15, em Porto Alegre.

A carreata terá iní­cio no Largo Zumbi dos Palmares, às 15h, e é convocada pelo SindBancários e pela Fetrafi. Os organizadores orientam os participantes a manterem os cuidados sanitários e levarem 1kg de alimento não perecí­vel, que está sendo arrecadado para doação a pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia.

Luta em defesa das consultas públicas e contra as privatizações

Em 2019, o governo de Eduardo Leite conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa a proposta de emenda à Constituição (PEC) 272/2019. Essa emenda retirou da Constituição do Rio Grande do Sul a obrigatoriedade de realização de plebiscito para que o governo privatize a CEEE, a Gás do Rio Grande do Sul (Sulgás) e a Riograndense de Mineração (CRM).

Agora, Leite quer retirar a mesma obrigatoriedade de outras três empresas: Corsan, Banrisul e Procergs. Para isso, o governo enviou à Assembleia a PEC 280/2019, já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, em Plenário, no primeiro turno. Nessa votação, no fim de abril, o governo conseguiu exatamente o número de votos de que precisava 33, mas dois deles estão sob investigação, motivo pelo qual ainda não houve a votação em segundo turno.

A luta contra as privatizações deve ser conjunta em defesa dos direitos da população do Rio Grande do Sul e dos trabalhadores e trabalhadoras dessas empresas. Trata-se de enfrentar a aplicação, no RS, da agenda de desmontes que Jair Bolsonaro (sem partido) conduz no âmbito federal. Por isso, o Sintrajufe/RS chama a categoria a juntar-se à carreata e à mobilização dos colegas estaduais.

Participe!