ÀS PRESSAS

Nesta terça-feira, Sintrajufe/RS promove reunião com a categoria para tratar do balcão virtual na JT e JF

O Sintrajufe/RS realiza reunião nesta terça-feira, 23, às 18h30min, para tratar da implementação do balcão virtual , ferramenta de atendimento telepresencial, para contato imediato entre o público e setores de atendimento de cada unidade judiciária. A medida consta na resolução 372/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O TRT4, o TRF4 e a JFRS já publicaram portarias regulamentando essa nova ferramenta.

A reunião, aberta a toda a categoria, será por videoconferência; o link que pode ser acessado AQUI.

Conforme a resolução 372/2021 do CNJ, os Balcões Virtuais deverão ser regulamentados e instalados no prazo de trinta dias a contar da entrada em vigor desta Resolução (12 de fevereiro), e o servidor designado para atuar no Balcão Virtual prestará o primeiro atendimento aos advogados e às partes, podendo convocar outros servidores da unidade ou realizar agendamento, pelos meios eletrônicos disponí­veis, para complementação do atendimento solicitado .

O assunto foi tratado em reunião do Sintrajufe/RS com a administração do TRT4 no dia 16. O sindicato apontou problemas nas dinâmicas propostas, principalmente no que diz respeito ao perí­odo de funcionamento, que, segundo a resolução do CNJ, deve abarcar todo o horário de atendimento ao público, de forma similar à do balcão de atendimento presencial .

Além da questão do horário de atendimento e das dificuldades de equipamento, há outras pendências importantes para que o balcão virtual seja implementado sem prejuí­zos aos servidores e às servidoras. O Sintrajufe/RS é contra a implementação às pressas e em meio à pandemia, quando a tendência é de agravamento das já difí­ceis condições de trabalho da categoria. O sindicato alerta que a criação imediata do balcão virtual irá gerar uma verdadeira invasão das casas de servidores e servidoras, que terão que lidar, ainda, com a falta de treinamento para trabalhar nesse novo formato.

São muitas as questões envolvendo a implementação da nova ferramenta. Por isso, é importante a presença dos e das colegas na reunião desta terça-feira, para discutirmos problemas, dúvidas e sugestões.