SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

SAÚDE DAS MULHERES

Nesta terça-feira, Sintrajufe/RS e outras entidades promovem roda de conversa sobre câncer de mama e menopausa

Ler conteúdo

Será realizada nesta terça-feira, 26, às 18h, a roda de conversa “A cada 4 mulheres que tiverem câncer, uma terá câncer de mama. Todas as mulheres passarão pela menopausa ao chegarem à idade madura. Você já pensou sobre isso?”. O encontro terá transmissão pela plataforma Zoom e pelos meios de comunicação do Sintrajufe/RS. Para participar pelo Zoom, basta acessar o link, que estará aberto AQUI.

O debate é organizado pelo Sintrajufe/RS, pelo SindBancários/POA, pelo SindiBancários Litoral Norte, pela Fetrafi, pelo Sindiágua, pelo Semapi/RS e pelo Sindipetro/RS e integra a programação da Jornada Feminista Plurissindical, iniciada ainda em 2020 e que segue com atividades neste ano.

Os microfones ficarão abertos, para possibilitar a interação com a audiência. As participantes poderão pedir a palavra para comentários e perguntas. Participam como mediadoras e provocadoras diretoras das entidades organizadoras e a médica Lisiane Dossin Miotti, que tem 20 anos de experiência em todas as áreas da Saúde da Mulher. Formada pela PUC/RS e com residência em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital São Lucas da PUC/RS, mastologista e primeira residente do Centro de Mama da PUC/RS, especialista em Menopausa, Miotti vive há cinco anos nos Estados Unidos, onde estuda os benefícios da Ciência da Longevidade, da Ciência do Bem-Estar e da Ciência da Felicidade sobre o Climatério, Menopausa e Envelhecimento Positivo.

A Jornada

A Jornada Feminista Plurissindical teve início em 2020, quando dirigentes de Sintrajufe/RS, Sindipetro/RS, Sindiágua/RS, Semapi/RS, Sindbancários/POA, Assufrgs e Fetrafi reuniram-se para a construção de uma pauta de ações coletivas em março, Mês de Luta das Mulheres. A Jornada promoveu ações de rua em seu início, mas, com a pandemia, passou a realizar debates de forma online.

Durante todo o ano de 2020, foram promovidas atividades de formação e discussões sobre temas como mulheres no mundo trabalho, movimento sindical, educação antirracista, patriarcado, opressões contra as mulheres, reformas e desigualdade de gênero e raça. Em 2021, Sintrajufe/RS e demais entidades estão promovendo a segunda edição, com debates e outras atividades abrangendo mundo do trabalho e atividades culturais.