DESTAQUE

Nesta terça-feira, 28, Sintrajufe/RS transmite live sobre trabalhadores da saúde em tempos de covid-19

Nesta terça-feira, 28, às 16h, o Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho do RS (FSST) fará uma live com o tema Os trabalhadores da saúde em tempos de covid-19 . A atividade será transmitida pela página do Sintrajufe/RS Facebook e marca o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Ví­timas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Participarão da live o médico e professor da Universidade de São Paulo Ivan França Júnior; o vice-presidente do Instituto do Trabalho Digno, Luiz Alfredo Scienza; a diretora de Saúde do Trabalhador no Sindicato dos Enfermeiros do RS, Inara Ruas; o diretor de Saúde da CUTRS e coordenador do FSST, Alfredo Gonçalves; e o diretor de Saúde do Sindipolo, Gerson Cardoso. A mediação será feita pela diretora de Saúde e Relações de Trabalho do Sintrajufe/RS Mara Weber.

Sobre o 28 de abril

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às ví­timas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a lei 11.121/2005 instituiu a mesma data como o Dia Nacional em Memória das Ví­timas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

De acordo com a OIT, mais de 2,8 milhões de pessoas por ano morrem em decorrência de acidentes de trabalho no mundo, de acordo com relatório da OIT de 2019. São aproximadamente 6,5 mil mortes por dia. Além disso, segundo o mesmo documento, cerca de 374 milhões de trabalhadoras e trabalhadores ficam feridos ou doentes devido a suas atividades laborais.