DESTAQUE

Nesta sexta-feira, Dia Nacional de Mobilização, tem live e panelaço pelo “Fora, Bolsonaro”

Nesta sexta-feira, 10, é Dia Nacional de Mobilização pelo Fora, Bolsonaro . As atividades terão iní­cio com uma live das centrais sindicais, às 11h. Haverá retransmissão pela página do Sintrajufe/RS no Facebook. Também às 11h, será realizado um tuitaço e, às 20h, um panelaço. As ações serão, prioritariamente, virtuais, devido à pandemia do novo coronaví­rus. Em sinal de luto pelos mais de 68 mil mortos pela covid-19, a sugestão é que as pessoas coloquem um pano preto nas janelas.

O Sintrajufe/RS participou, na terça-feira, 7, do lançamento, no Rio Grande do Sul, da campanha Fora, Bolsonaro . A Plenária Estadual de Mobilização pela Vida, pela Democracia, pelo Emprego e pela Renda, online, reuniu centrais sindicais, sindicatos, partidos, e representações de negras e negros, mulheres, estudantes, juventude, advogados, juí­zes, torcidas antifascistas, entre outros. A campanha integra-se ao movimento nacional, que reúne organizações dos movimentos sindical e social, segmentos de defesa do meio ambiente, religiosos, culturais etc., pelo fim do governo Bolsonaro.

Fora, Bolsonaro e seus ataques à vida, à democracia e aos direitos de trabalhadores e trabalhadoras

O Sintrajufe/RS divulgou nota pública, na qual afirma que o Brasil não suporta mais: fora, governo Bolsonaro! , que representa uma ameaça à vida e ao emprego. Em meio à crise econômica e sanitária, este governo fez uma evidente escolha: defende os interesses dos grandes empresários, com bilhões destinadas justamente a grandes empresas e bancos.

Para a maioria da população, no entanto, promove cortes na área da saúde, propõe a privatização de hospitais, nega a gravidade da pandemia, dificulta o acesso ao auxí­lio emergencial e ameaça com ainda mais precarizações de direitos de trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa privada e redução de salário do funcionalismo (os quais já congelou até o final de 2021).

O povo brasileiro não merece isso, muito menos um governo que abriga fascistas, racistas, homofóbicos e genocidas de toda ordem, que despreza as mulheres, ataca a ciência, devasta o meio ambiente e persegue a cultura, a educação, os povos indí­genas e os artistas , é afirmado na nota. Por um Brasil inclusivo, com respeito aos direitos de todas e todos: fora, Bolsonaro !

Programação do Dia Nacional de Lutas, 10 de julho:

“  11h, live das centrais sindicais, com transmissão pela Rede Soberania e retransmissão na página do Sintrajufe/RS no Facebook

“ 11h, tuitaço

“ 20h, panelaço