EM DEFESA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Nesta segunda-feira, Sintrajufe/RS participa de lançamento de plebiscito popular sobre privatizações no RS

Nessa segunda-feira, 23, às 12h, haverá o lançamento da campanha “Plebiscito Popular sobre as Privatizações no RS”. O plebiscito será realizado no perí­odo de 16 a 23 de outubro. Em Porto Alegre o Sintrajufe/RS estará presente no ato simbólico, na Esquina Democrática, com transmissão ao vivo pelo Facebook da CUT-RS e entidades parceiras.

A consulta foi organizada pelo Comitê Estadual do Plebiscito Popular, formado pela CUT-RS, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos polí­ticos. Quando o governador Eduardo Leite (PSDB) e deputados aliados na Assembleia Legislativa acabaram com o direito ao plebiscito para a população do nosso estado, aprovando a PEC 280 e tirando do povo a possibilidade de decidir sobre o patrimônio público, nós resolvemos organizar essa consulta. Já que o governo tucano não quer ouvir o povo, nós vamos escutar os gaúchos e as gaúchas , explica o vice-presidente da CUT-RS, Everton Gimenis.

Serviços precários, menos investimentos e tarifas mais caras

A importância das empresas públicas para o RS está em debate. E há perigo da venda das estatais, a começar pela distribuição, transmissão e geração de energia, com entrega da CEEE às empresas privadas. A água, um bem essencial para vida, também está na mira. A expectativa é que, com a privatização, aumentem os valores das tarifas. Sem investimentos sociais em saneamento, a água vai ser um bem caro.

Outras estatais que estão sob ameaça são o Banrisul e a Procergs. Além de ser um banco lucrativo e dar dividendos para o estado, o Banrisul é uma instituição importante para o fomento e o desenvolvimento, financiando, por exemplo, os pequenos empresários e os pequenos agricultores. A privatização da Procergs coloca em risco a proteção de dados das empresas e da população.

Veja as cidades em que haverá atividades de lançamento do plebiscito

Canoas “ Esquina Democrática
Caxias do Sul “ Praça Central