SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

PARTICIPE

Nesta quinta-feira: jornada de formação do Sintrajufe/RS tem painel com o tema “Formação do Estado brasileiro: as raízes da subalternidade”

Ler conteúdo

Nesta quinta-feira, 6, às 18h30min, o Sintrajufe/RS promove painel com o tema “Formação do Estado brasileiro: as raízes da subalternidade”. O convidado é Henrique Carlos de Oliveira Castro, cientista político, professor de Ciência Política e Relações Internacionais na Ufrgs, pesquisador e diretor no Brasil da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey). Este será o segundo evento da jornada “A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não”, promovida pelo sindicato, que vai até dia 2 de junho.

Conhecer as origens da formação do Estado brasileiro é necessário para se entender o processo de construção das relações de trabalho, com sua história de escravidão e subalternidade do povo que trabalha, do profundo atraso da elite nacional e suas formas de violência para manter o status quo. De que forma as origens escravagistas e coloniais têm a ver com a situação da classe trabalhadora na atual fase do capitalismo, marcada por destruição das soberanias dos Estados, precarização de direitos, controle total do trabalhador e formas de enfrentamento, seu fracasso como projeto civilizatório e nosso papel nesse contexto.

Sobre o painelista

Henrique Carlos de Oliveira Castro é doutor e mestre em Ciência Política e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É professor convidado da Universidad Técnica Privada de Loja, Equador e pesquisador e professor convidado do Kellogg Institute for International Studies at the University of Notre Dame, EUA. Castro é pesquisador principal da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey) e diretor nacional no Brasil e integra o Grupo de Trabalho Values 20 (V20), uma comunidade global de especialistas e profissionais acadêmicos que tem como objetivo propor políticas públicas nacionais e globais para os líderes do G20 baseadas em valores e centradas nas pessoas.

A filósofa, escritora e professora Márcia Tiburi, que participaria do painel, não poderá estar presente por problema de fuso horário e colisão de agenda.

Assédios moral e sexual foram tema do primeiro painel

A jornada teve início no dia 29, com o painel “Prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no trabalho”, tendo como convidada a médica e professora Margarida Barreto.

Os encontros, seis no total, foram organizados de modo que saúde e relações de trabalho sejam pensadas de maneira ampla, com a compreensão da realidade em que estamos inseridos. A programação pode ser conferida aqui.

O evento conta com a parceria de diversos sindicatos e instituições na divulgação e na retransmissão. Todos os encontros são abertos ao público, que pode acompanhar as palestras pelo canal no Youtube e na página do Facebook do Sintrajufe/RS e das entidades parceiras.

Haverá emissão de certificado de participação para interessados e interessadas. O formulário é disponibilizado aos e às participantes durante a transmissão de cada evento.