SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

DESTAQUE

Nesta quinta-feira, 17h30min, Sintrajufe/RS faz live sobre proposta de congelamento de salários e privatizações

Ler conteúdo

O Sintrajufe/RS promove nesta quinta-feira, 30, 17h30min, live para tratar das propostas de congelamento e redução de salários do funcionalismo, o programa de privatizações e alternativas para saída da crise que preservem empregos, renda e direitos. No sábado, 2, o Senado pretende votar projeto de congelamento de salários de servidoras e servidoras. A atividade será transmitida da página no sindicato no Facebook e contará com a participação do assessor da Fenajufe e ex-assessor parlamentar do Diap, Antônio Queiroz; da economista e pesquisadora da Unicamp Marilane Teixeira; e do economista e professor da Unifesp Alberto Handfas. A mediação será do diretor Zé Oliveira.

Os reiterados ataques do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) ao funcionalismo não param. Em plena pandemia do novo coronavírus, o governo estuda inclusive privatizar um grande número de empresas públicas, incluindo hospitais, a exemplo do Hospital de Clínicas e do Hospital Conceição, em Porto Alegre, e transportes, caso da Trensurb. Segundo o secretário especial de Desestatização, Salim Mattar, o Estado brasileiro é “gigantesco, obeso, lento, burocrático”. No entanto, o governo não aponta investimentos reais que busquem resolver a crise de desemprego e empregos precários. Ao contrário, utiliza da pandemia para retirar ainda mais direitos e empobrecer ainda mais os setores mais vulneráveis da população, aqueles que mais necessitam dos serviços públicos.

A crise sanitária e econômica e inegável e a possivelmente ainda vai crescer. Por isso, uma das questões que se colocam, e que também serão debatidas na live, é: qual a saída para a crise sem atacar os diretos e os serviços públicos?

Assista e participe, enviando sua opinião e perguntas durante a transmissão.