SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

CULTURA

Nesta quarta, funcionário do Sintrajufe/RS lança quadrinhos que reúnem memórias afetivas registradas na pandemia

Ler conteúdo

Nesta quarta-feira, 3, às 19h, no salão Mourisco da Biblioteca Pública do RS (Rua Riachuelo, 1190), acontece o pré-lançamento do livro em quadrinhos “Memórias de Quebra-cabeça”. A publicação, reúne textos e desenhos do cartunista Leandro Malosi Dóro, funcionário do Sintrajufe/RS, e conta com apoio do sindicato. A série foi publicada na internet pelo autor entre março de 2020 e outubro de 2021. O formato é resultado da dissertação de mestrado de Dóro em Design Estratégico, cujo tema foi quadrinhos digitais.

“O objetivo foi guardar memórias nesse período de incertezas, desde que começou a pandemia de coronavírus. Ninguém saberia quem sobreviveria ou como ficaria. Por isso decidi deixar pistas, pequenas histórias, com minhas vivências e de outrem”, afirma o autor.

Leia abaixo “Memória é ilusão”, o posfácio do livro

Essas memórias são licenças poéticas sobre indivíduos ou situações que fizeram parte da minha formação, com única intenção de registrá-las resumidas, artísticas e literárias.

Agradeço a todos que me auxiliaram, direta ou indiretamente, a concluir esse trabalho que busca dar algum sentido às vivências e diálogos.

O que consideramos realidade é apenas a maneira como organizamos as informações a nossa volta. A experiência muda o sentido e a relevância do que passou.

A linguagem e imagens são apenas signos que usamos para oferecer pistas sobre o que queremos dizer.

O tempo é uma ilusão. Há o instante. As marcas que deixamos nos lembram que existe um passado e, graças ao medo do que virá, um futuro. Essa obra guarda pistas do passado – embaçado, impreciso, poético e sem sentido.

Adquira o seu exemplar

O livro custa R$ 20 e está à venda pelo e-mail leandro.doro@gmail.com. O frete é de R$ 7. O lançamento acontecerá em Porto Alegre e em Passo Fundo em datas a serem definidas.