MÊS DE LUTA DAS MULHERES

Nesta quarta-feira, Sintrajufe/RS promove live sobre violências contra as mulheres, na programação da 2ª Jornada Feminista Plurissindical

Dentro das atividades da 2ª Jornada Feminista Plurissindical e do Março de Luta das Mulheres, o Sintrajufe/RS promove, dia 24, às 18h30min, a live Violências contra as mulheres: Não se cale! Denuncie! . Participam como painelistas Luana Pereira da Costa, advogada e mestre em Sociologia; Deborah Finocchiaro, multiartista; e Suzana Braun, psicóloga e comissária de polí­cia, plantonista da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher da Polí­cia Civil.

Perguntas podem ser enviadas às debatedoras no chat do Youtube ou nos comentários do Facebook. Quem preferir manter sigilo quanto à identidade pode fazer contato por WhatsApp, pelo número (51) 980113664.

Leia mais sobre a live AQUI.

Jornada une mulheres de diversas categorias para a construção de ações coletivas

A Jornada Feminista Plurissindical teve iní­cio em 2020, quando dirigentes de Sintrajufe/RS, Sindipetro/RS, Sindiágua/RS, Semapi/RS, Sindbancários/POA, Assufrgs e Fetrafi reuniram-se para a construção de uma pauta de ações coletivas em março, Mês de Luta das Mulheres. A Jornada promoveu ações de rua em seu iní­cio, mas, com a pandemia, passou a realizar debates de forma online. Durante todo o ano de 2020, foram promovidas atividades de formação e discussões sobre temas como mulheres no mundo trabalho, movimento sindical, educação antirracista, patriarcado, opressões contra as mulheres, reformas e desigualdade de gênero e raça.

Em 2021, Sintrajufe/RS, Sindipetro/RS, Sindiágua/RS, Semapi/RS e Sindbancários/POA estão promovendo a segunda edição, com debates e outras atividades abrangendo mundo do trabalho e atividades culturais. É justamente a partir da 2ª Jornada Feminista Plurissindical que estão sendo construí­das muitas das atividades do Março de Luta das Mulheres. Uma ampla programação foi formulada em conjunto pelas entidades participantes para, tendo como mote o Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, para diversos debates em torno do tema. Veja abaixo a programação vinculada à 2ª Jornada Feminista Plurissindical:

Veja a programação

DataHorárioAtividade
5, 12, 19 e 26 de março, sextas17h30minPapo Direto OnlineEspecial MulheresSindipetro/RS
11 de março, quinta14hVivência de Mulheres na Extensão RuralSEMAPI/RS
17 de março, quarta18h30minLive com o tema Assédio sexual e moral no trabalhoPJU e MPUSintrajufe/RS
24 de março, quarta18h30minLive com o tema Violências contra as MulheresSintrajufe/RS
30 de março, terça19h30minAtividade culturalDança, poesia e música
As atividades serão transmitidas nos canais de comunicação dos sindicatos organizadores