SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

FORMAÇÃO

Nesta quarta-feira, Sintrajufe/RS promove debate sobre “O colapso da democracia e a pós-verdade”

O Sintrajufe/RS promove, nesta quarta-feira, às 19h30min, na 6ª edição do projeto Conversas Impertinentes, a live “O colapso da democracia e a pós-verdade”. Os debatedores convidados são Edson Borowski, economista, bacharel em Direito e diretor do Sintrajufe/RS; e Regina Abrahão, da Marcha Mundial das Mulheres e do coletivo Pão com Ovo. A atividade será transmitida pelo canal no YouTube e Facebook do sindicato.

O Conversas Impertinentes tem como proposta abrir um espaço de debates para possibilitar a discussão de temas importantes para a sociedade e que possamos compreender e atuar na conjuntura na qual conduzimos nossas pautas.

Na edição de julho, com o tema “O colapso da democracia: o que fazer?”, foi feita uma análise do momento político, social e cultural atual. Nesta quarta-feira, 10, a proposta é dar continuidade a esse debate, com foco nos discursos e nas narrativas que, baseados na intolerância, na distorção e nas falsas verdades, busca impor um projeto autoritário.

Como se dá a produção global de fatos e versões em redes sociais, como influenciam nas ações políticas e de governo e, sobretudo, como influenciaram o próprio processo eleitoral brasileiro em 2018? A discussão tratará da manipulação e da produção de notícias e informações distorcidas, que apelam para o emocional das pessoas e as conduzem a crenças falsas, criando os elementos para a disseminação de boatos.

Sobre os convidados

Edson Borowski é diretor do Sintrajufe/RS, economista, bacharel em Direito, especialista de Gestão Pública e Direito Eleitoral e observador internacional, credenciado pelo Consejo Nacional Electoral del Equador, para as eleições Presidenciais e Legislativas do Equador em fevereiro de 2021. É autor dos livros “As fake news e o discurso de ódio nas eleições gerais de 2018: o ciberespaço como a nova arena de disputa eleitoral” e “O sistema político e eleitoral do Uruguai: uma viagem nas eleições Presidenciais e Legislativas de 2019”.

Regina Abrahão é feminista da Marcha Mundial das Mulheres, comunicadora do coletivo da Pão com Ovo, trabalhadora pública da área social e sindicalista.