8 DE MARÇO

Nesta quarta-feira, Sintrajufe/RS participa das atividades do Dia Internacional de Luta das Mulheres; às 18h acontece a Marcha Unificada

Nesta quarta-feira, 8, Dia Internacional de Luta das Mulheres, o Sintrajufe/RS participa de várias atividades que acontecerão em Porto Alegre. Na programação, estão ações de denúncia do feminicídio e em defesa de políticas públicas de combate à violência de gênero, almoço coletivo, homenagens e se encerrará com a Marcha do 8M Unificado, que tem como mote “Em defesa da vida e dos direitos das mulheres”, unindo trabalhadoras do campo e da cidade. A concentração será na Praça da Matriz, às 17h, e na Esquina Democrática, às 18h.

As ações estão na agenda da 4ª Jornada Feminista Plurissindical, que neste ano é organizada pelo Sintrajufe/RS, Sindipetro/RS, Sindiágua/RS, Semapi/RS, SindBancários/POA, Fetrafi e Sindicato dos Bancários do Litoral Norte. As atividades gerais do Dia Internacional de Luta das Mulheres foram definidas no Fórum Estadual de Mulheres do 8 de Março Unificado. Essa instância conta com a participação de centrais sindicais, sindicatos, como o Sintrajufe/RS, movimentos sociais e outras organizações.

Uma das atividades de formação é a aula inaugural “Assédio à mulher trabalhadora: construindo ambientes de trabalho seguros”, com a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/RS e ex-diretora do Sintrajufe/RS, Mara Weber. Será às 9h, na sede do Semapi (Travessa Alexandrino de Alencar, 83, bairro Azenha).

Atividades em Porto Alegre

Das 7h às 9h, mulheres do campo e da cidade na Lomba do Sabão: denúncia de ameaça de rompimento de barragem na Lomba do Sabão e ato ecumênico de denúncia do feminicídio de Débora Moraes
9h, no Semapi: atividade de formação “Assédio à mulher trabalhadora: construindo ambientes de trabalho seguros”, com a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/RS e ex-diretora do Sintrajufe/RS, Mara Weber. Local: Semapi (Travessa Alexandrino de Alencar, 83, bairro Azenha)
10h, Plenarinho da Assembleia Legislativa: audiência pública sobre a violência contra as mulheres e o desmonte das políticas públicas