REFORÇAR A LUTA

Nesta quarta-feira, Sintrajufe/RS convoca assembleia geral para preparar participação nas mobilizações da campanha salarial; dia 12 tem ato unificado

O Sintrajufe/RS realiza assembleia geral estadual, nesta quarta-feira, 11, às 19h, para debater o calendário de mobilização da categoria. A assembleia ocorrerá de forma online, pela plataforma Zoom.

A assembleia terá como pauta a luta pela recomposição salarial de 19,99% e o calendário aprovado pelo 11º Congresso Nacional da Fenajufe, incluindo um dia de mobilização nos estados em 19 de maio.

Na quinta-feira, 12, o Sintrajufe/RS enviará delegação a Brasí­lia, para participação na mobilização nacional. Na capital federal e nos estados, o momento é de reforçar a luta para buscar a reposição salarial. Servidores e servidoras federais entregaram uma pauta de reivindicações unificada ao governo, em janeiro. O í­ndice 19,99% é referente à inflação acumulada no governo Bolsonaro (janeiro de 2019 a dezembro de 2021). De modo unificado, as categorias vêm realizando atividades de mobilização, em Brasí­lia e nos estados, muitas vezes integradas às campanhas salariais de servidores e servidoras estaduais e municipais.

Governo busca confundir para ganhar tempo; é preciso aumentar a mobilização

O governo de Jair Bolsonaro (PL), até o momento, não apresentou propostas à pauta unificada entregue em janeiro. Para confundir, são feitas declarações à mí­dia, ora com ventilando percentual de 5%, ora afirmando, como fez o ministro da Justiça, que o martelo não foi batido .

No dia 27 de abril, a Fenajufe reuniu-se com o diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Edmundo Veras dos Santos Filho. Ele informou que há duas possibilidades para a reposição salarial da categoria: vinculá-la a um possí­vel reajuste de servidores e servidoras do Executivoque não está confirmado e que, segundo ventilado na imprensa, poderia ser de 5%e/ou enviar um projeto de lei especí­fico do Judiciário para o ano que vem.

O Sintrajufe/RS seguirá lutando pelos dois projetos de forma a cobrar, ao máximo possí­vel, a reposição das perdas acumuladas. Para isso, é preciso aumentar a mobilização, participar das atividades convocadas, a fim de garantir a recomposição emergencial.

Calendário de mobilização:

Calendário de lutas:
9 a 13 de maio “ Semana de realização de assembleias para deliberação da paralisação do dia 19 e debate sobre a mobilização;
12 de maio “ Dia de caravanas e mobilizações em Brasí­lia, com a participação de colegas do Sinasefe e de estudantes da Ubes, que estarão em congresso, nesse dia, na capital federal;
19 de maioDia de mobilização e paralisações nos estados, incorporando outras reivindicações de segmentos da categoria ou locais;
25 a 29 de maio “ Nova semana de realização de assembleias para avaliação da mobilização e possibilidade de ingresso em greve.