SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

ORGANIZAÇÃO

Nesta quarta-feira, 16, Sintrajufe/RS promove reunião para formação do Núcleo de Negros e Negras e escolha de representantes para encontro nacional

O Sintrajufe/RS realiza, dia 16, às 19h30min, reunião para formação do Núcleo de Negros e Negras do sindicato. O encontro, pela plataforma Zoom, também escolherá os e as representantes do Rio Grande do Sul no Encontro Nacional de Pretas e Pretos da Fenajufe, dias 26 e 27, em formato híbrido.

Em outubro de 2019, o Sintrajufe/RS promoveu uma reunião de negras e negros do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul, com o objetivo de debater a criação de um núcleo do sindicato para o segmento, uma pauta antiga da categoria. Nessa reunião, foi criada uma comissão provisória do Núcleo de Negras e Negros, que atuou durante as atividades do Novembro Negro de 2019. No ano seguinte, devido à pandemia, não possível dar continuidade.

A criação do núcleo foi uma deliberação de Congresso Estadual da categoria e deve se tornar um importante instrumento para o fortalecimento da luta antirracista e outras pautas específicas. Embora essas pautas passem também pelo conjunto da atuação da entidade, a criação de um núcleo amplia o espaço de negras e negros na construção dessas lutas, facilitando a auto-organização e possibilitando uma melhor atuação do sindicato.

Para o Encontro Nacional de Pretas e Pretos da Fenajufe, cada sindicato poderá inscrever até cinco representantes para participação presencial. O número de inscritos e inscritas por teleconferência é livre. A federação orienta que seja observada a paridade de gênero.

Para participar da reunião do dia 16 por videoconferência, é necessário ter telefone celular, tablet ou computador com conexão à internet.