8 DE MARÇO

Movimentos feministas e sindicais promovem atividades unificadas em 8/3, Dia Internacional de Luta das Mulheres

Na próxima terça-feira, 8 de março, os movimentos feminista, social e sindical promovem diversas atividades unificadas no Dia Internacional de Luta das Mulheres. Em Porto Alegre, será a partir das 12h, no Largo Glênio Peres.

As atividades do 8 de Março unificado têm como mote Pela vida das mulheres: Por um Brasil sem machismo, racismo e fome, Fora Bolsonaro, Bolsonaro nunca mais . A programação terá iní­cio às 12h, com rodas de conversa organizadas pelas entidades no Largo Glênio Peres. Sintrajufe/RS também estará lá com uma tenda com informações sobre os efeitos nefastos da reforma administrativa (PEC 32/2020) nas polí­ticas públicas para as mulheres e na divulgação do.1o. LesboCenso, servindo de apoio para a distribuição de matérias de divulgação da pesquisa.  Às 18h, haverá ato público na Esquina Democrática com posterior caminhada com diversas manifestações culturais até o Largo Zumbi dos Palmares.

A organização do dia 8 de Março orienta, em razão da pandemia do coronavirus e suas variantes, que para qualquer atividade presencial há necessidade de cuidados sanitários, como o uso de máscara e de álcool em gel.

As ações estão na agenda da 3ª Jornada Feminista Plurissindical, que neste ano é organizada pelo Sintrajufe/RS, Sindipetro/RS, Sindiágua/RS, Semapi/RS, SindBancários/POA, Fetrafi e Sindicato dos Bancários do Litoral Norte.

Confira abaixo a programação da Jornada para o Mês de Luta das Mulheres. Os nomes das painelistas e os links para acesso às salas virtuais das Rodas de Conversa online serão informados em datas próximas à realização de cada evento. As lives serão transmitidas nos canais de comunicação e das entidades parceiras.

3/3, quinta-feira, às 18h
Escola As PensadorasAula inaugural online Explosão Feminista – O feminismo como ação de transformação socialcorpo, território, novas tecnologias”Dra. Heloisa Buarque de Holanda
8/3, terça-feira
A partir das 12hRodas de Conversa no Largo Glênio Peres
18hAto público na Esquina Democrática e marcha até o Largo Zumbi dos Palmares
11/3, sexta-feira, às 17h30
Papo Direto OnlineEspecial MulheresLive Sindipetro-RS
16/3, quarta-feira, às 19h
Perspectiva Pretas do Sopapo: olhar negro, feminino e periféricoLive Sintrajufe/RS
17/3, quinta-feira, às 19h
Roda de Conversa onlineLuta e Resistência das Mulheres nos Espaços de PoderSindiágua/RS
23/3, quarta-feira, às 19h
Roda de Conversa onlineSaúde da Mulher: da menarca à menopausa – Todas as entidades parceiras da Jornada Feminista Plurissindical
24/3, quinta-feira, às 18h
Despatriarcalização da Justiça “ Live do Fórum Social Mundial 2022
30/3, quarta-feira, às 19h
Roda de conversa onlineSaúde Mental da Mulher: Impactos e Caminhos “ Semapi/RS
31/3, quinta-feira, às 19h
Lançamento do Projeto Basta! Não irão nos calar! Enfrentamento à violência contra a mulher “ Live Sindbancários/POA e Fetrafi/RS

Sobre a Jornada

A Jornada Feminista Plurissindical começou a ser gestada em janeiro de 2020, quando dirigentes do Sintrajufe/RS e outras entidades sindicais do Rio Grande do Sul produziram uma agenda coletiva voltada para março, o Mês de Luta das Mulheres. O objetivo era promover atividades ocupando os espaços dessas entidades, otimizando custos, potencializando públicos e unificando pautas e lutas, contemplando ações variadas, como debate, arte, formação e ações de rua.

Desde então, a Jornada tem realizado diversas atividades ao longo do ano. São promovidas atividades de formação e debates sobre temas como mulheres no mundo trabalho, movimento sindical, educação antirracista, patriarcado, opressões contra as mulheres, reformas e desigualdade de gênero e raça.