SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

PRIVATIZAÇÕES

Movimento “RS Pela Água” reúne milhares de pessoas em Porto Alegre

Nesta quinta-feira, 22, servidores da Corsan e diversos setores da sociedade, mais uma vez, demonstraram sua força em um grande ato contra a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Em protesto, trabalhadores e trabalhadoras de mais de 300 municípios atendidos pela Corsan se deslocaram para integrar o movimento, que contou com a presença de cerca de 5 mil manifestantes.

No dia 30 de junho, já havia acontecido manifestação contra as privatizações da Corsan e do Dmae, reunindo também milhares de pessoas. A Corsan está ameaçada de privatização pelo governo Ranolfo Vieira Jr. (PSDB), que assumiu após a renúncia do ex-governador Eduardo Leite (PSDB). O leilão está previsto para depois das eleições, em dezembro.

A mobilização convocada pelo Sindiágua/RS reuniu diversos movimentos sociais, sindicatos, candidatos ao governo do estado que são contra a privatização e parlamentares.


O presidente do Sindiágua/RS, Arilson Wünsch, destacou a importância desse ato às vésperas das eleições. “Estamos em um momento decisivo, momento que precisamos conscientizar a população sobre seu voto e sobre o que está em jogo, como sempre dizemos, agora é a Corsan, logo mais será o Banrisul. Precisamos decidir nas urnas o futuro da sociedade gaúcha, e dependendo do que possa vir, poderá ser sombrio. Lutaremos incansavelmente até o último momento, e novamente poder contar com todas essas pessoas aqui presentes, nos dá ainda mais força”.

A mobilização teve início às 12h, no Largo Glênio Peres, seguindo com caminhada até o Tribunal de Contas do Estado (TCE), e finalizou na Corsan, com um abraço simbólico à sede da companhia em Porto Alegre.

Fonte: Sindiágua e CUT/RS