ASSINATURA

Ministra Rosa Weber assina portaria de reajuste; veja os novos valores dos auxílios alimentação e pré-escolar fixados para 2023

Após uma longa espera da categoria, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve publicar portaria conjunta fixando em R$ 1.182,74 o valor do auxílio alimentação e em R$ 935,22 o da assistência pré-escolar. A portaria já foi assinada pela ministra Rosa Weber, presidente do CNJ, e aguarda as assinaturas dos demais ministros.

No dia 12, a Procuradoria-Geral da República havia publicado a portaria 1/2023, com o regulamentando, no âmbito do Ministério Público da União (MPU), o reajuste desses benefícios, que ficaram fixados em R$ 1.191,13 e R$ 941,85, respectivamente. A atualização dos valores dos benefícios era uma reivindicação do Sintrajufe/RS, da Fenajufe e demais entidades sindicais, levada aos tribunais e aos conselhos em diversas ocasiões.

Os reajustes foram informados pelos órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (MPU) em 2022 e foram assegurados no orçamento 2023 aprovado pelo Congresso Nacional.

Em 2022, os órgãos haviam anunciado um incremento de 32,27% nos benefícios, tendo como parâmetro a projeção de inflação para 2022 e a inflação acumulada desde 2018, data do último reajuste desses auxílios. Isso resultaria nos valores, per capita, de R$ 1.203,76 para o alimentação e R$ 951,84 para o pré-escolar. Como o IPCA acumulado em 2022 ficou em 5,79%, abaixo da projeção, os valores dos benefícios ficaram abaixo do inicialmente divulgado.

Filie-se ao Sintrajufe/RS agora mesmo e fortaleça ainda mais nossa luta

A atuação do Sintrajufe/RS é essencial para garantir conquistas como a correção nos valores de benefícios e melhoria nas condições de trabalho, reposição salarial e outras reivindicações da categoria. Por isso, se você ainda não é sindicalizado ou sindicalizada, venha para o sindicato e fortaleça nossas lutas.

Para se sindicalizar é fácil. Abra e imprima a ficha de sindicalização, preencha, confira os dados e assine. Depois, basta enviá-la, digitalizada, para o e-mail sintrajufe@sintrajufe.org.br. Você também pode fazer o envio por Correios para o Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660 – Menino Deus – Porto Alegre – RS – CEP 90.130-000) ou entregar para o diretor ou diretora de base de sua unidade.