SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

REVERTENDO RETROCESSOS

Ministra dos Povos Indí­genas revoga medida de Bolsonaro que liberou extração de madeira em terras indí­genas

Nessa segunda-feira, 16, a ministra dos Povos Indí­genas, Sônia Guajajara, anunciou a revogação de medida de Jair Bolsonaro (PL) contra a população indí­gena e o meio ambiente. Foi revogada a instrução normativa 12/2022, que liberou a extração de madeira em terras indí­genas.

O ato havia sido assinado por Bolsonaro em 16 de dezembro de 2022, 15 dias antes do final de seu mandato. A medida autorizava o manejo florestal sustentável em terras demarcadas, que deveriam ser protegidas. A exploração passaria a ser permitida inclusive por organizações de composição mista, com a participação de não indí­genas. Na ocasião, entidades ambientais denunciaram que a medida era inconstitucional e facilitaria a exploração criminosa de terras por invasores e garimpeiros, prejudicando diretamente os indí­genas e, também, o meio ambiente, já que as terras indí­genas estão entre os principais redutos de conservação no paí­s.

O artigo 231 da Constituição define que as terras tradicionalmente ocupadas pelos í­ndios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes . O Estatuto do índio, por sua vez, em seu artigo 18, define a proibição da prática da caça, pesca ou coleta de frutos, assim como de atividade agropecuária ou extrativa em terras indí­genas por pessoas não indí­genas.

Ao anunciar a revogação da instrução normativa, a ministra Guajajara foi taxativa: Nosso compromisso é com a proteção das terras indí­genas. Não permitiremos mais retrocessos! . Em entrevista ao portal G1, Suely Araújo, especialista sênior em polí­ticas públicas do Observatório do Clima, disse que a revogação era medida esperada e extremamente necessária: O ato tinha o objetivo de viabilizar a exploração florestal por não indí­genas em territórios dos povos originários, protegidos expressamente pela Constituição Federal. Uma medida tí­pica do governo Bolsonaro, que buscou derrubar e esvaziar todas as regras de proteção socioambiental. Infelizmente conseguiu fazer isso em várias situações, mas a reconstrução é possí­vel. Revogações de atos como essa IN são parte disto , afirmou.

Com informações do portal G1

Foto Valter Campanato/Agência Brasil