DESTAQUE

Mesmo com surtos em frigoríficos e receita de R$ 200 bilhões, JBS busca economizar em EPIs e raciona máscaras nos locais de trabalho

Reportagem do site The Intercept denuncia que, mesmo com os frigoríficos sendo focos de surtos do novo coronavírus, a JBS, uma das maiores empresas do setor, vem tentando economizar no fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos trabalhadores e trabalhadoras de suas fábricas. Contrariando normas sanitárias e orientações até mesmo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a JBS segue colocando em risco a vida dos funcionários, de suas famílias e das comunidades onde convivem.

O The Intercept teve acesso a relatórios da fiscalização do Ministério Público do Trabalho e a relatos de trabalhadores. Entre as denúncias, a de que os trabalhadores “são orientados a guardar as máscaras molhadas em sacos plásticos, deixá-las dentro dos armários individuais e reutilizá-las no dia seguinte. A própria empresa admitiu em 20 de julho, em ofício aos auditores-fiscais do Trabalho de Santa Catarina, que a troca ocorre apenas uma vez por semana. Os advogados da JBS garantem que as máscaras são trocadas quando estão ‘úmidas, sujas ou rasgadas’. Trabalhadores dizem desconhecer qualquer tipo de substituição que não seja a semanal”. O modelo de máscara, PFF2, é descartável, indicado para apenas um turno.

Conforme a reportagem, “a irregularidade se soma a outras práticas da companhia detectadas em fiscalizações dos auditores-fiscais. Entre elas, a falta de busca ativa e monitoramento de casos de coronavírus e o fato de que funcionários infectados com covid-19 seguiam trabalhando normalmente”. Recursos para isso não faltam: em 2019, a JBS teve receita líquida de mais de R$ 200 bilhões. Cada máscara custa cerca de R$ 10.

Em julho, o Sintrajufe/RS publicou reportagem que mostrou a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras dos frigoríficos pela proteção de sua própria vida. Na matéria, foi traçado ainda o caminho de irresponsabilidade e descaso de empresários e governo que fez com que os frigoríficos se tornassem um dos grandes focos de transmissão do novo coronavírus.

Veja AQUI a reportagem do The Intercept que detalha as irregularidades e o descaso da JBS com seus funcionários e funcionárias.