SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

SAÚDE DA MULHER

Menopausa sem vergonha: projeto apoiado pelo Sintrajufe/RS teve “palestra espetáculo” apresentada em Porto Alegre

No dia 19 de novembro, foi apresentado no Centro Infantil Juvenil Monteiro Lobato, na Restinga, a palestra espetáculo “Menopausa sem vergonha”. O projeto, que busca gerar reflexões sobre saúde da mulher, tem apoio do Sintrajufe/RS.

“Menopausa sem vergonha” é parte do projeto Meio Século de Mulher, buscando utilizar a linguagem do teatro, tornando mais fácil a compreensão e a memorização de um conteúdo cheio de tabus e pouco falado pelo público feminino. A palestra espetáculo está sendo apresentada há dois anos, tendo sido realizadas mais de 50 lives no Instagram. O apoio do Sintrajufe/RS está possibilitando a apresentação como projeto social, como peça teatral, um monólogo, interpretado pela própria autora, com textos, reflexões, depoimentos, música e dança. A primeira apresentação nesse formato aconteceu na Restinga; está prevista também pelo menos mais uma, na Vila Tronco, no dia 9 de dezembro.


Antes, na pré-estreia, no dia 25 de outubro, estiveram presentes as diretoras do Sintrajufe/RS Alessandra Pereira de Andrade, Arlene Barcellos, Cristina Viana, Denise Elias e Marli Zandoná. A diretora Luciana Krumenauer compareceu à estreia oficial, na Restinga, no dia 19 deste mês.


O projeto é realizado por Márcia Selister, educadora física, com formação pela Esef (Ufrgs), professora de yoga e yoga dance, especialista em gestão de pessoas e palestrante. Em 2020, criou o projeto “Menopausa sem vergonha”, online, e, em 2021, desenvolveu uma versão itinerante da proposta, junto a comunidades de maior vulnerabilidade em Porto Alegre, levando informações sobre os ciclos femininos e o envelhecimento ativo. Márcia realiza a palestra espetáculo em parceria com a produtora Cecilia Daudt e a diretora Adriane Azevedo.

Conforme as criadoras do projeto, a falta de informações sobre o tema gera angústia, depressão e outros fatores diretamente relacionados à saúde mental, física e emocional das mulheres e, consequentemente, de seus pares, familiares, amigos e colegas de trabalho. O teatro, enquanto arte, humaniza e aproxima, facilitando a comunicação e o aprendizado. A abordagem de forma criativa e acolhedora propõe também a desmitificação do tema.

Entre os objetivos do projeto, estão a valorização da expressão artística teatral como ferramenta para transmissão de conceitos, ideias, valores e informações preciosas para a vida, valorizar o envelhecimento demonstrando as características positivas de cada etapa da vida, auxiliar na minimização da violência doméstica e incompreensão da fase do climatério e menopausa e prevenir a depressão, desânimo e doenças decorrentes da falta de informação.

Como contrapartida ao apoio do Sintrajufe/RS, uma apresentação do espetáculo será realizada na sede do sindicato, no Salão Multicultural Alê Junqueira. Essa apresentação está agendada para o mês de Março de 2023 como parte das atividades do Mês de Luta das Mulheres.