DESTAQUE

Hoje é o Dia Internacional pela Elimininação da Discriminação Racial

A Organização das  Nações Unidas (ONU) instituiu o 21 de março como Dia Internacional pela Elimininação da Discriminação Racial, em uma homenagem a pessoas mortas e feridas em Joanesburgo, áfrica do Sul. Em 21 de março de 1960, 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Era uma manifestação pací­fica, mas a polí­cia do regime de apartheid atirou na multidão desarmada. O resultado foram 69 mortos e 186 feridos.

No Brasil, os Correios lançam hoje um selo para lembrar a data. É também uma forma de comemorar os 10 anos da Secretaria de Polí­ticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Ainda há um longo percurso até a eliminação do preconceito racial. No Brasil, por exemplo, jovens afrodescendentes são as maiores ví­timas da violência e os que mais têm dificuldades para conseguir emprego.