SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

SAÚDE

Grupo focal do Sintrajufe/RS “Um Conto por Encontro”, que reúne atendimento psicológico e literatura, terá nova reunião no dia 31 de maio

Ler conteúdo

Acontece na próxima segunda-feira, 31, o próximo encontro do grupo focal organizado pelo Sintrajufe/RS que une literatura e atendimento psicológico, chamado “Um Conto por Encontro”. A atividade acontece às 18h30min, por videochamada, pela plataforma Google Meet.

A cada reunião, o grupo focal debate um conto para gerar reflexões sobre as vivências e a realidade de cada participante. O conto que norteará o encontro do dia 31 será “Insubmissas lágrimas de mulheres”, de autoria da escritora Conceição Evaristo.

O grupo é coordenado pela psicóloga da assessoria de saúde do Sintrajufe/RS, Vera Moura. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail saude@sintrajufe.org.br até as 12h do dia 31 de maio.

Sobre o grupo focal

Nos encontros do grupo, são trabalhadas as leituras de contos de ficção com diversos temas, visando ao debate sobre as “saídas” que os personagens encontram para os seus sofrimentos. O objetivo é proporcionar reflexões e discussões sobre questões que possam ter identificação com situações reais, vivenciadas por todos e todas.

A ideia surgiu a partir do primeiro grupo focal de acolhimento psicológico, em que Vera Moura havia proposto uma atividade para provocar o envolvimento dos temas com a literatura. A sugestão foi acolhida com interesse pelos integrantes e resultou na proposta de realização de novo grupo, em formato mais aberto, para tais debates e discussões.

Assim, o grupo focal “Um conto por encontro” está funcionando com encontros quinzenais e aberto aos sindicalizados e sindicalizadas que tiverem interesse em mais esse espaço de saúde mental do Sintrajufe/RS.

Font Resize
Contraste