SANHA PRIVATISTA

Governo de Eduardo Leite e Ranolfo Vieira Junior piora modelo e retoma tentativa de privatizar Corsan

Em comunicado divulgado na noite de terça-feira, 30, a administração da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) anunciou a retomada do processo de privatização da empresa. A intenção do governo de Eduardo Leite e Ranolfo Vieira Junior, ambos do PSDB, é realizar o leilão em dezembro deste ano, antes do encerramento do mandato.

A privatização da Corsan, defendida pelo governo estadual, foi autorizada pela Assembleia Legislativa em 31 de agosto de 2021, o que estava previsto para ocorrer por meio de oferta pública inicial de ações (IPO). A partir do IPO, o Estado passaria a ter cerca de 30% das ações da empresa, deixando de ser acionista controlador para ser acionista de referência. A expectativa do governo era concluir o processo ainda em julho. Porém, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) acolheu posicionamento do corpo técnico do órgão e do Ministério Público de Contas de que a oferta pública de distribuição primária e secundária de ações ordinárias não pode ocorrer sem a promoção de fundamentadas correções na modelagem econômico financeira adotada para a desestatização da entidade. O Tribunal também determinou que estas correções deveriam ser incorporadas no preço mí­nimo admitido para a venda das ações.

Em junho de 2022, milhares de trabalhadores e trabalhadoras realizaram um grande ato denominado RS pela água , organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de água e em Serviços de Esgoto do Rio Grande do Sul (Sindiágua-RS) em conjunto com o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e com apoio de diversas entidades. A mobilização foi construí­da como parte da luta que já vem sendo travada há meses em defesa da água e do saneamento público e contra a privatização da Corsan e do Departamento Municipal de água e Esgoto (Dmae).

Governo Leite/Ranolfo quer venda completa

A luta teve uma vitória parcial quando, duas semanas depois, o governo decidiu não recorrer da decisão do TCE-RS que determinou a suspensão do processo de privatização da Corsan até que fossem feitas correções no modelo usado pelo governo para calcular o valor da empresa. Agora, o modelo de privatização mudoupara pior. Inicialmente, o governo planejava abrir o capital da estatal na bolsa de valores, mantendo 30% dos papéis, ficando como acionista de referência e, portanto, atuando na administração. No novo modelo, a venda da companhia será completa, como ocorreu com CEEE e Sulgás.

Como em julho, apenas a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras pode impedir a entrega do patrimônio do povo gaúcho. O Sindiágua prepara novas mobilizações para o mês de setembro.