SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CARREIRA

Fórum de Carreira do CNJ: subgrupo inicia discussões sobre descrições e competências dos cargos do PJU

O subgrupo que trata da alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de técnico judiciário (NS) no Grupo 1 do Fórum de Carreira do CNJ foi ampliado para discutir as atribuições e competências dos cargos do PJU. Nesta quinta-feira, 12, o subgrupo Descrição dos Cargos se reuniu para iniciar as discussões.

Participaram pela Fenajufe a coordenadora Lucena Pacheco e os coordenadores Charles Bruxel e Roberto Policarpo, além da assessora sindical e especialista em Carreira Pública Vera Miranda. A Fenajufe explicou que a mudança do nome visa ampliar o debate depois dos posicionamentos da federação e das administrações no último encontro.

A assessora Vera Miranda abordou os processos evolutivos dos órgãos e a necessidade de se olhar para as carreiras como uma ferramenta de gestão. Vera apontou que não há como realizar uma atualização dos processos de trabalho sem olhar para as carreiras do PJU.

Nas falas, foi abordada também a automação do Judiciário diante dos novos tempos e novas tecnologias que já são realidade nos tribunais e nos conselhos. Um caminho viável seria começar com algumas premissas que englobam a informatização, inteligência artificial, questões geracionais (com o ingresso e já realidade dos mais jovens no Judiciário), servidores da 1ª instância, orçamento e a necessidade de se olhar para a sociedade no melhoramento do atendimento ao público.

Além desses pontos, apontou-se a necessidade de levar em consideração um aprofundamento nas discussões sobre quais atividades de nível superior são do técnico e do analista.

A Fenajufe alertou sobre a urgência da análise também sob o ponto de vista do mundo do trabalho de uma forma geral, onde já se discute ser generalista e não mais especialista. Foi pontuado que a deferação traz o histórico dos servidores da 1ª instância por meio dos sindicatos de base nos estados.

A Fenajufe defendeu, e foi aprovado, que a alterações das atribuições e das competências sejam feitas nas portarias e não na lei. Assim, os integrantes decidiram começar os trabalhos do subgrupo com a análise da portaria conjunta 3/2007, que regulamenta dispositivos da lei 11.416/2006, a qual dispõe sobre as carreiras dos servidores e das servidoras do PJU. A assessora Vera Miranda fará as alterações propostas pela Fenajufe e colocará no grupo para debate.

Uma nova reunião do subgrupo Descrição dos Cargos ficou marcada para o dia 2 de setembro.

Fonte Fenajufe