SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CARREIRA

Fórum de Carreira do CNJ: ní­vel superior será votado na primeira reunião do colegiado em 2022

O Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU encerrou os trabalhos em 2021 após reunião na última quinta-feira, dia 9. Temas como a alteração do ní­vel de escolaridade para ingresso na carreira de técnico judiciário (NS) e Polí­cia Judicial serão votados na primeira reunião de 2022. Esses assuntos, segundo os integrantes, serão prioridade na retomada dos trabalhos.

Pela Fenajufe, participaram a coordenadora Lucena Pacheco e os coordenadores Charles Bruxel, Edson Borowski (também diretor do Sintrajufe/RS), Fabiano dos Santos, José Aristeia, Luiz Cláudio Correa, Roberto Policarpo e Thiago Duarte. Participação também da assessora sindical e especialista em carreira pública, Vera Miranda.

No iní­cio dos trabalhos, a federação explicou para o coordenador do Fórum, conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, as três etapas discutidas na última reunião do subgrupo Descrição dos Cargos/NS. Um: anteprojeto de lei especí­fico para o NS; dois: a partir das discussões sobre a reestruturação da carreira em 2022 fazer as mudanças na lei; e três: realizar depois as adequações necessárias na portaria.

Ní­vel superior

A assessora Vera Miranda apresentou a proposta da federação de anteprojeto de lei para recepcionar a alteração de exigência de escolaridade dos técnicos judiciários para ní­vel superior tendo em vista a complexidade do cargo a partir da evolução do Poder Judiciário. A ideia era que a proposta fosse votada já na reunião de quinta, contudo, os representantes das administrações pediram mais tempo para analisar a minuta.

A Fenajufe sugeriu que o colegiado votasse no encontro de quinta apenas a alteração do art. 8º da lei 11.416/2006 para superar essa etapa e continuar o debate mais amplo no subgrupo de reestruturação de carreira, o que também não teve acordo com os representantes dos tribunais e dos conselhos.

Polí­cia Judicial

Outro ponto de divergência com os representantes das administrações foi com relação ao texto do anteprojeto de lei para regulamentação da Polí­cia Judicial. O subgrupo havia fechado texto unificado das propostas da Fenajufe, do Sindjus/DF e da Agepoljus, mas, ao ser levado ao Fórum Geral nesta manhã, não houve consenso.

Ao longo dos debates no subgrupo foram ouvidos o conselheiro do CNJ Mário Augusto Figueiredo de Lacerda Guerreiro e o secretário de Segurança do Supremo Tribunal Federal (STF), Marcelo Canizares Schettini.

Votações ficam para 2022

Ao final, dada a falta de acordo para uma resolução na reunião, foi definido que as propostas de anteprojeto do NS e da Polí­cia Judicial serão votadas na retomada dos trabalhos do Fórum de Carreira em 2022.

Além disso, com acordo do conselheiro Luiz Fernando Bandeira, será criado um subgrupo de reestruturação da carreira e debate salarial, sugestão feita pela Fenajufe em outras reuniões do Fórum.

Fonte: Fenajufe