SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CARREIRA

Fórum de Carreira do CNJ: Grupo 1 apresenta resultados das discussões sobre AQ, NS e Polí­cia Judicial

O Grupo 1 do Fórum Permanente de Carreira de Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reuniu-se na quinta-feira, 29, para apresentar os resultados das discussões nos subgrupos sobre NS, Polí­cia Judicial e adicional de qualificação. O grupo é responsável pela estruturação de cargos, revisão de normas e portarias conjuntas, desenvolvimento na carreira e qualidade de vida no trabalho. Durante o mês de julho, diversas reuniões foram realizadas para avançar nesses temas.

Participaram a coordenadora da Fenajufe Lucena Pacheco, o coordenador Roberto Policarpo e a assessora sindical e especialista em carreira pública, Vera Miranda.

Alteração do ní­vel de escolaridade

A alteração do ní­vel de escolaridade para ingresso na carreira de técnico judiciário (NS) ficou sob supervisão da Fenajufe no subgrupo.

Os representantes das administrações dos tribunais e dos conselhos propõem que a discussão sobre NS seja associada ao debate a respeito das atribuições e competências de analistas e técnicos, uma vez que as funções dos cargos se assemelham em muitos aspectos. Já a Fenajufe defende que o subgrupo avance nessa primeira etapa pela constitucionalidade do NS para que o tema seja encaminhado. E, numa segunda etapa, que um novo subgrupo se debruce sobre as competências e atribuições dos cargos da carreira do Judiciário Federal.

Os integrantes do Grupo 1 entenderam que a questão do NS necessita de um debate mais amplo para incluir também as atribuições e as competências dos cargos. Nesse sentido, o subgrupo do NS agora discutirá as atribuições e as competências dos cargos do PJU com a inclusão de representantes do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

O subgrupo de Atribuições e Competências dos cargos se reunirá no dia 12 de agosto.

Polí­cia Judicial

A coordenadora de Gestão de Pessoas do Superior Tribunal Militar (STM), Mônica Magalhães, informou que no subgrupo da Polí­cia Judicial três propostas para regulamentação foram apresentadas, uma delas da Fenajufe. Dessa forma, representantes das entidades proponentes serão convidados para maior detalhamento das proposições.

O presidente do Comitê de Segurança Institucional do CNJ, conselheiro Mário Augusto Figueiredo de Lacerda Guerreiro, e o secretário de segurança do STF, Marcelo Canizares Schettini, serão convidados para as discussões sobre o tema.

A próxima reunião do subgrupo da Polí­cia Judicial está marcada para o dia 10 de agosto.

A Fenajufe encaminhou ao conselheiro Bandeira de Mello Filho minuta de projeto de lei para regulamentação da Polí­cia Judicial em substituição ao anexo I do ofí­cio 068/2021secp, de 9 de junho de 2021.

Adicional de qualificação

Com relação ao subgrupo responsável pelas discussões do adicional de qualificação, a secretária de gestão de pessoas do CNJ, Meg Gomes, comunicou que os integrantes discutiram o anexo I da portaria conjunta STF/CNJ/TST/TSE/STJ/CJF/CSJT/TJDFT 1 de 07/03/2007, que trata do regulamento do AQ para servidores e servidoras do PJU. Os participantes estão enviando sugestões de revisão do anexo que serão incluí­das no texto-base colaborativo.

No dia 6 de agosto, o subgrupo se encontra mais uma vez para consolidar os comentários e fazer uma proposta de minuta de mudança da portaria.

Fonte: Fenajufe