SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Fenajufe requer a conselhos superiores dispensa de agentes de segurança em cursos de atualização para manutenção da GAS

A Fenajufe requereu administrativamente ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e ao Conselho da Justiça Federal (CJF) a publicação de resolução considerando cumprida a exigência de curso em programa de reciclagem anual, com aproveitamento, para manutenção do pagamento da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS). Frente à pandemia de covid-19, o objetivo é proteger o direito reconhecido de agentes de segurança do Judiciário Federal e do MPU ao recebimento da GAS.

Os expedientes foram protocolados digitalmente na sexta-feira, 12. Buscam que o segmento, excepcionalmente em 2020, seja dispensado da obrigatoriedade dos cursos de atualização profissional (reciclagem), exigidos pela portaria conjunta 1/2007 do CNJ.

Nos requerimentos, a Fenajufe aponta a portaria TRF2-PTP-2020/00198, de 4 de junho de 2020, que, em seu artigo 1º, considera cumprida, excepcionalmente, apenas no ano de 2020, por todos os servidores da Justiça Federal da 2ª Região, a carga horária de cursos obrigatórios relacionada aos requisitos para recebimento da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS), promoção funcional, avaliação de estágio probatório e exercí­cio de cargo ou função de natureza gerencial .

Ao CNJ, foi requerida ainda orientação aos demais órgãos do Poder Judiciário da União, para que considerem a obrigação concluí­da neste ano.

Os requerimentos podem ser acessados AQUI.

Editado por Sintrajufe/RS; fonte: Fenajufe