DESTAQUE

Fenajufe participa da primeira reunião do GT sobre assistência à saúde suplementar para servidores da JT

A Fenajufe participou, na segunda-feira, 8, da primeira reunião do Grupo de Trabalho criado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para elaboração de estudos sobre programas de assistência à saúde suplementar para magistrados, servidores e servidoras no âmbito da Justiça do Trabalho. O grupo foi instituí­do pela ministra Maria Cristina Peduzzi, também presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), por meio do ato CSJT 147/2020. O grupo terá o prazo de 90 dias, prorrogáveis por igual perí­odo, para conclusão dos trabalhos.

A diretoria da Fenajufe tem assento garantido no GT. Os representantes são os coordenadores de Coordenação de Polí­ticas Permanentes Edson Borowski, também diretor do Sintrajufe/RS, como titular, e Charles Bruxel como suplente. Nesse primeiro encontro, Charles representou a federação.

Também participaram do encontro virtual o juiz auxiliar da presidência do CSJT, Rogério Neiva Pinheiro; a secretária-geral do CSJT, Carolina da Silva Ferreira; a presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto; o presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), Leonardo José Videres Trajano; o coordenador do Programa de Assistência à Saúde do TST, Marcus Viní­cius Willmann Saar de Carvalho; e o coordenador do Programa de Assistência à Saúde do TRT 10ª Região(DF/TO), Flávio Kobayashi.

Nesta primeira reunião, os integrantes do GT trataram da expectativa da criação de uma Polí­tica Nacional de Saúde para o Poder Judiciário. O GT tem a responsabilidade de pensar um modelo de saúde suplementar que observe os parâmetros legais (lei 9.656/98), que seja orçamentariamente viável e juridicamente justo. O encontro serviu, também, para definir as expectativas dos segmentos em relação aos trabalhos do grupo.

A avaliação da Fenajufe é que esse é um trabalho desafiador, uma vez que existe uma grande heterogeneidade na prestação de assistência à saúde pelos TRTs. Alguns adotam o modelo de pagamento de um auxí­lio; há tribunais que fazem uma licitação e contratam um plano de saúde; já outros adotam um plano de autogestão. A federação pontuou que eventuais mudanças só devem ocorrer se for para melhorar a situação de servidoras e servidores. Também foi destacada a importância de a Fenajufe ser ouvida não só nesse GT, como também em outras instâncias dessa natureza.

Ao final da reunião, ficaram registrados os seguintes encaminhamentos:

¢ Realização de um diagnóstico a partir dos dados coletados (diagnóstico qualificado da realidade dos 24 tribunais);

¢ Representação dos servidores e das servidoras (Fenajufe) e da magistratura (Anamatra) discutirá sugestões e ponderações a serem apresentadas em relação ao iní­cio das discussões;

¢ Realização de estudo atuarial.

A Fenajufe manterá um canal aberto com os Sindicatos de base para discutir o tema e levar ao GT as demandas da categoria com soluções e melhorias para as servidoras e servidores da JT.

Editado por Sintrajufe/RS; fonte: Fenajufe