CONTRA A PEC 32

Fenajufe busca apoio com lideranças partidárias contra a reforma administrativa

Para ampliar atuação contra a reforma administrativa (PEC 32/2020), a Fenajufe solicitou audiências com os líderes do governo para tratar do assunto. Os ofícios solicitam urgência diante do andamento da tramitação da PEC, que, embora o adiamento na apresentação, poderá ir à votação a qualquer momento.

Aprovar a reforma administrativa é desejo do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) que já deixou claro que não medirá esforços para alcançar seu intento. A aprovação do texto na comissão especial em setembro só foi possível por manobras orquestradas por ele.

Para a Fenajufe, este é o momento para buscar diálogo e apoio com os parlamentares de todos os partidos políticos sem exceção.

As audiências solicitadas pela Fenajufe fazem parte do trabalho de pressão direta que os e as dirigentes da federação têm realizado de forma intensiva nas últimas oito semanas no Congresso Nacional. Todas as lideranças partidárias foram oficiadas.

Aliado às mobilizações virtuais diárias e presenciais que tem ocorrido semanalmente, o corpo a corpo nos corredores da Câmara, nos gabinetes dos deputados e das deputadas, nos endereços residenciais e nos aeroportos em todo o Brasil tem sido determinante para provocar o adiamento da tramitação.

As manifestações contra a reforma administrativa aumentam a cada dia. As entidades das várias representações do serviço público atuam em todo o país. A Fenajufe ressalta que ações como fotos em outdoors nas ruas e pontos estratégicos, comerciais em rádios, como tem feito o Sintrajufe/RS, carro de som, tuitaço semanal e a massificação do jingle “se votar, não volta” estão surtindo efeito positivo. Muitos não querem correr o risco de perder votos na base e não conseguir se reeleger.

Presidenciáveis

Com a mesma pauta e urgência, a federação oficiou os pré-candidatos à Presidência da República para o pleito de 2022. É importante ressaltar sobre os efeitos que a PEC 32 trará para o país que eles almejam comandar a partir de janeiro de 2023.

A Fenajufe entende que o diálogo com os presidenciáveis é de suma importância neste período que antecede a apresentação dos projetos de governo disputados por eles.

Além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que declarou contrariedade à proposta em reunião com sindicalistas realizada em Brasília, na última semana, os ofícios foram endereçados a Alessandro Vieira (Cidadania), Ciro Gomes (PDT), Eduardo Leite (PSDB), Fernando Haddad (PT), Jair Bolsonaro (sem partido), João Dória (PSDB), Luiz Datena (PSL), Luiz Henrique Mandetta (DEM), Rodrigo Pacheco (DEM), Sérgio Moro (sem partido) e Simone Tebet (MDB).

Fonte: Fenajufe