MÊS DE LUTA DAS MULHERES

Feira cultural e debate sobre a relação entre privatização do saneamento e saúde estão na programação da Jornada Feminista Plurissindical desta semana

Nesta semana, dentro da programação da 4ª Jornada Feminista Plurissindical, o Sindiágua/RS promove uma roda de conversa online sobre privatização do saneamento e como isso afeta a vida das mulheres, na quinta-feira, 16, às 19h. Também de modo virtual, o Sindipetro/RS realiza mais uma edição do Papo Direto Online: Nunca mais sem nós, na sexta-feira, 17, às 17h30min. As atividades seguem no final de semana: sábado, dia 18, das 11h às 18h, o Sindbancários POA organiza a Feira da Vivi, com artesanato, debates, shows e praça de alimentação, na Rua Riachuelo, 661, Centro de Porto Alegre.

A falta de acesso à água potável e ao saneamento básico afeta, principalmente, as mulheres no Brasil. Segundo pesquisa do Instituto Trata Brasil, uma em cada quatro mulheres não tem acesso à água tratada. Os números fazem parte do estudo “O saneamento e a vida da mulher brasileira”, que constatou que mais de 41 milhões de brasileiras não têm acesso adequado à infraestrutura sanitária e ao saneamento. “Como a privatização do saneamento pode afetar a vida das mulheres” é o tema da roda de conversa promovido pelo Sindiágua/RS, com transmissão pela página do sindicato no Facebook. Estarão presentes a diretora da entidade Franciele Menezes, as diretores de base Girlaine Firmino e Franciele Facchini e a delegada sindical Josenele Rodrigues.

A Feira da Vivi, cujo nome é uma homenagem a Virgínia Maria de Faria Jorge, sindicalista vítima da Covid-19, acontecerá durante todo o sábado, com bancas de artesanato, rodas de conversa sobre economia solidária e saúde da mulher, food trucks e shows de Lila Borges (12h), Feminejas (14h) e Mulheres na Roda de Samba (17h). Veja aqui todas as atividades.

Até a publicação desta notícia, o Sindipetro ainda não havia divulgado o tema do Papo Direto Online.

A Jornada é organizada pelas dirigentes dos seguintes sindicatos: Sintrajufe/RS, Sindipetro/RS, Sindiágua/RS, Semapi/RS, SindBancários/POA, Fetrafi e Sindicato dos Bancários do Litoral Norte. Neste Mês de Luta das Mulheres, são diversas atividades programadas.

Programação da 4ª Jornada Feminista Plurissindical

3, 10, 17, 24 e 31/3, sextas-feiras, às 17h30 (virtual) – Papo Direto Online: Nunca mais sem nós. Organização: Sindipetro/RS
3/3, sexta-feira, às 19h30 (presencial) – Palestra espetáculo: Menopausa sem vergonha, com Márcia Selister. Local: Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660, Menino Deus, Porto Alegre/RS). Ingresso solidário (voluntário): absorventes higiênicos para doação
8/3 – quarta-feira, às 9h (presencial) – Lançamento atividade de formação – Assédio à mulher trabalhadora: construindo ambientes de trabalho seguro. Local: Sede do Semapi (Rua Alexandrino de Alencar, 83, Bairro Azenha, Porto Alegre/RS)
8/3 – quarta-feira (presencial) – Atividades durante o dia todo, em horários e local a serem informados. No final da tarde, Marcha das Mulheres em Porto Alegre
10/3, sexta-feira, às 20h (presencial) – Palestra espetáculo: Menopausa Sem Vergonha, com Márcia Selister. Local: Sindicato dos Bancários do Litoral Norte, Rua Barão do Rio Branco, 001, Osório/RS. Ingresso solidário (voluntário): absorventes higiênicos para doação
16/3, quinta-feira, às 19h (virtual) – Roda de conversa: Como a privatização do saneamento pode afetar a vida das mulheres. Organização: Sindiágua/RS
25/3, sábado, das 11h às 18h (presencial) – Feira da Vivi (homenagem a Virgínia Maria de Faria Jorge, sindicalista vítima da Covid-19), bancas de artesanato, rodas de conversa, shows e praça de alimentação. Local: Rua Riachuelo, 661, Centro de Porto Alegre. Organização: Sindbancários POA
26/3, domingo, às 15h (presencial) – 3º Encontro de Mulheres Feministas do Litoral Norte. Local: Biboca Diagonal (Rua Mariluz, 245 Balneário Pinhal/RS). Organização: Feministas LN. Apoio: Sindibancários Litoral Norte
31/3, sexta-feira, às 20h (presencial) – Show musical com Marietti Fialho. Local: Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660, Menino Deus, Porto Alegre/RS)

Atualizado em 17/03/2023, às 14h36min.