SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

90 ANOS DA JE

Este mês a Justiça Eleitoral brasileira completa 90 anos meio à pandemia e eleições gerais

Ler conteúdo

No próximo dia 24 a Justiça Eleitoral completará 90 anos de existência. O principal papel desse ramo da Justiça é garantir eleições limpas, seguras, transparentes e auditáveis.

Mesmo em teletrabalho, o registro é de aumento de demandas nas várias funções os servidores e servidoras tem se esforçado para manter o atendimento e a preparação das eleições gerais de 2022.

Edson Borowski, diretor do Sintrajufe/RS e da Fenajufe e servidor do TRE/RS, reforça que, em ano de eleições, espera-se aumento de até 30% nas demandas. Ele aponta que o teletrabalho não livrou o servidor da sobrecarga.

De acordo com dados do TSE, a Justiça Eleitoral tem hoje 15.533 servidores e servidoras distribuídos em 27 tribunais regionais e cartórios eleitorais em todo o país. Em tempos de pandemia, o Judiciário não parou, tampouco a Justiça Eleitoral.

Em cada estado, os tribunais regionais mudaram a rotina de atividades para cumprir o papel de levar democracia, direitos e cidadania aos brasileiros e brasileiras que necessitam da Justiça. O Brasil é o país com o processo eleitoral mais avançado do mundo. O protagonismo veio com a implantação das urnas eletrônicas em 1996. 26 anos depois, o sistema é o mais eficaz, dotado de transparência. O Sintrajufe/RS irá repercutir o trabalho dos servidores deste ramo neste ano tão decisivo.

Editado por Sintrajufe/RS; fonte: Fenajufe, por Joana Darc Melo.