DEFESA DA JT

Em visita da Amatra IV ao Sintrajufe/RS, entidades ressaltam importância de atuação conjunta em defesa da Justiça do Trabalho

Na manhã desta sexta-feira, 24, o Sintrajufe/RS recebeu a visita dos futuros presidente e vice-presidente da Amatra IV, juiz Márcio Lima Amaral e juí­za Adriana Kunrath. Ambos fizeram a entrega do convite para a cerimônia de posse da direção da associação para o biênio 2022-2024, que ocorrerá dia 16 de julho. Na conversa com o diretor Zé Oliveira, representando o sindicato, foi destacada a importância de as entidades atuarem conjuntamente na defesa da Justiça do Trabalho.

O juiz e a juí­za já foram servidores da Justiça do Trabalho. Adriana Kunrath afirmou que o funcionamento da JT depende muito do trabalho tanto da magistratura quanto de servidores e servidoras. Por isso, a valorização de servidores e servidoras é fundamental. Márcio Lima Amaral reforçou a importância do diálogo e da atuação das entidades em temas convergentes.

Ao falar sobre os ataques que a Justiça do Trabalho vem sofrendo, o diretor Zé Oliveira se referiu mais especificamente à resolução 296/2021, do Conselho Nacional de Justiça, que, entre outras questões, coloca sob ameaça 69 unidades em todo o paí­s, 9 delas no Rio Grande do Sul. A revogação da reforma trabalhista também é pauta da entidade sindical.

Na conversa, foi ressaltado o papel central dos serviços públicos no atendimento à população, o que ficou evidenciado com a atuação dos profissionais do SUS durante a pandemia. Sintrajufe/RS e Amatra IV concordaram que as entidades devem buscar a manutenção do diálogo e atuar conjuntamente em questões como provimento de cargos e enfrentamento à emenda constitucional 95/2016, na defesa dos serviços públicos, de modo geral, e, mais especificamente, no que se refere à Justiça do Trabalho.