JUSTIÇA DO TRABALHO

Em reunião, TRT4 informa que pretende publicar nova portaria sobre trabalho presencial; Sintrajufe/RS defende adiamento, devido ao aumento dos casos de Covid-19

Na terça-feira, 1, o Sintrajufe/RS participou de reunião do Gabinete Permanente de EmergênciaCovid 19, do TRT4. O sindicato defendeu que o tribunal não promova mudanças quanto ao trabalho presencial, tendo em vista o aumento dos casos de Covid-19.

A administração pretende publicar nova portaria, no prazo de dez dias, inicialmente, determinando que fiquem fechados apenas locais que, no sistema 3As de monitoramento do governo estadual, estejam no ní­vel ação . Pelo sistema, caso surjam sinais de agravamento da pandemia, três ní­veis de alarme serão acionados: aviso, alerta e ação, sendo este último considerado o mais grave.

Atualmente, há unidades fechadas no ní­vel alerta . Além disso, a nova portaria deve determinar que todos os locais que não estejam no ní­vel ação tenham 30% de servidores e servidoras em atividade presencial.

O Sintrajufe/RS, representado pelos diretores Ramiro López e Walter Oliveira, argumentou que os números de contágio no estado estão em crescimento, com aumento nos percentuais de ocupação de leitos. Os dirigentes reiteraram que o sindicato vem cobrando de todos os tribunais e órgãos a adoção de medidas de proteção sanitária ante a nova onda da pandemia e a variante ômicron. Citaram como exemplo o TRE-RS, que publicou portaria suspendendo as atividades presenciais.