DESTAQUE

Em reunião, Fonasefe discute ações para defesa dos serviços públicos e dos servidores

Frente aos crescentes ataques do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e Paulo Guedes aos serviços públicos e aos servidores e servidoras, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) reuniu-se na última terça-feira, 19, por videoconferência, debatendo formas de enfrentamento ao governo e de defesa do setor público. Participaram da reunião as seguintes entidades:  Andes, Assibge, Asfoc,Condsef, CSP-Conlutas, Fasubra, Fenajufe, Fenasps, Sindreceita ,Sinait, Sinasefe, Sinal e Unacon Sindical.

A reunião tratou de questões relacionadas ao momento difí­cil pelo qual os servidores públicos federais estão passando, assim como o conjunto da classe trabalhadora. Nem mesmo a pandemia fez o governo dar trégua na precarização dos serviços, e Bolsonaro, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) já articulam a retomada da discussão de medidas de desmonte dos serviços e das condições de trabalho dos servidores.

Um dos temas tratado foi a realização e participação em campanhas de solidariedade. Ficou apontado que as ações solidárias realizadas pelas entidades devem ser reforçadas e apoiadas. Os presentes avaliaram que é importante que as entidades abracem as campanhas e busquem levar alento para famí­lias que estão com maiores dificuldades neste momento de crise.

A reunião aprovou a realização de ações de enfrentamento ao governo e de defesa dos serviços públicos nos estados no dia 27 de maio. Inclusive ações de rua poderão ser realizadas, respeitando o isolamento social e obedecendo as diversas exigências de proteção pessoal dos participantes. Uma comissão formada por cinco entidadesAndes, Condsef, Sinasefe, Fenasps e CSP-Conlutasficou encarregada de definir cidades e locais para essas ações.

Editado por Sintrajufe/RS; fonte: Fenajufe.