DESTAQUE

Em reunião do Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas, colegas falam sobre o momento da pandemia e Sintrajufe/RS relata atuação da entidade

Na última semana, no dia 24, foi realizada mais uma reunião online do Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF). Colegas aposentados e aposentadas da capital e do interior participaram por videoconferência, trocando ideias e dialogando sobre o cotidiano e as preocupações de cada um e cada uma em meio à pandemia.

Logo na abertura da reunião, as coordenadoras do Núcleo, Arlene Barcellos (também diretora do sindicato) e Iria Edinger, deram as boas-vindas e todos e todas se apresentaram. Essa interação social, mesmo que à distância, é de grande importância para que cada um melhore sua qualidade de vida frente ao isolamento imposto pela pandemia.  A diretora Arlene relembrou que um ano atrás, em 26 de setembro de 2019, foi realizada a última Quintativa ao ar livre, uma atividade de caminhada, com muita conversa, aproveitando locais públicos e belos de Porto Alegre, às margens do Guaí­ba.

Arlene e o colega aposentado da Justiça Eleitoral Carlos Fernando disponibilizaram, pelo chat, links de cursos e aulas online que poderiam interessar aos participantes “ um sobre inclusão digital de idosos, tratando de ferramentas de comunicação online, outro de jardinagem. Arlene ressaltou a importância de participar desse tipo de atividade, o que mantém a mente e o corpo em atividade.

Arlene também falou sobre a atividade do sindicato neste perí­odo de pandemia, citando as campanhas de solidariedade nas quais a entidade tem se engajado “ o Clube da Sopa e as campanhas de arrecadação de doações “ e a atuação do Sintrajufe/RS em defesa da manutenção do trabalho remoto neste momento. Explicou, ainda, que o próprio sindicato segue atuando, com todas as secretariais, funcionários e assessores trabalhando de casa.

A seguir, a diretora Cristina Viana falou sobre os grupos focais que o sindicato está realizando para escuta e atendimento psicológico à categoria. Ela também tratou da pesquisa de saúde que o sindicato está realizando e que, neste momento, será realizada apenas com os colegas ativos, com foco nas condições de trabalho remoto. Cristina falou ainda sobre as reuniões que a entidade está realizando com a administração do TRT4, por meio do Gabinete de Emergência, em razão da pandemia.

O diretor Zé Oliveira também participou da reunião para apresentar alguns informes, tratando de temas como o artigo 193, a GAE e VPNI para oficiais de justiça, a GAS dos agentes de segurança, orientações aos aposentados da JF e TRF4 quanto ao auxí­lio-alimentação e assistência pré-escolar e a liberação do novo lote do PSS sobre FC/CJ aos colegas da JT (que deverá ocorrer em outubro). O dirigente também falou sobre as diversas reuniões do sindicato com as administrações dos tribunais, expondo a posição do sindicato pela manutenção do trabalho remoto.

Na sequência da reunião, os participantes debateram a reforma administrativa e seus possí­veis impactos sobre as aposentadorias e pensões. Este é um tema central no momento e exige mobilização de todos e todas para barrar esse ataque do governo aos serviços públicos e aos servidores e servidoras.

Entre os participantes da reunião, havia colegas oriundos dos diferentes ramos do Judiciário. Aos da Justiça do Trabalho, que possuem convênio da Unimed pelo tribunal, foi informado que as carteiras novas, que passam a ter validade a partir de 1º de novembro, serão enviadas para os endereços cadastrados. Também foi informado que será mantida a mesma numeração da carteira e havendo necessidade de consulta antes que tenha chegado a nova, basta informar ao prestador de serviço o número. Em contato do Sintrajufe/RS com o tribunal, foi informado que foi encaminhado e-mail com manual da Unimed contendo todas as orientações sobre como baixar o aplicativo da empresa. Vários dos participantes na reunião contaram que receberam o e-mail e já baixaram o aplicativo.

Ao final da reunião, a coordenação do Núcleo explicou que o XXIII Encontro Estadual do NAF será realizado de forma online neste ano. A data e a programação logo serão informadas nos meios de comunicação do Sintrajufe/RS.