SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

NÚCLEOS

Em Quintativa do NAF, nutricionista fala sobre estilo de vida e prevenção de doenças

Ler conteúdo

No dia 29, ocorreu a Quintativa do Núcleo dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF). Aproveitando a passagem do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, a reunião, online, contou com a participação da nutricionista Rachel Amaral Remus, que falou sobre “A influência do estilo de vida no desenvolvimento de doenças crônicas”.

A hipertensão integra o grupo das doenças silenciosas, e seu tratamento envolve duas abordagens: a farmacológica, com prescrições feitas apenas pelo médico ou médica, e a não farmacológica, que propõe mudanças de estilo de vida. O tratamento nutricional se enquadra neste segundo.

Hipertensão atinge 35% da população adulta no Brasil

Rachel Remus disse que o estilo de vida e a alimentação são importantes para o combate e a prevenção de doenças sistêmicas, com: hipertensão, diabetes, dislipidemia e obesidade. Ela explicou que os fatores mais comuns que levam ao desenvolvimento da hipertensão arterial são uso em excesso de sal, tabagismo, álcool, questões genéticas e estresse.

No Brasil, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) atinge 35% da população adulta, 75% das pessoas com mais de 70 anos e está crescendo entre crianças e adolescentes. A nutricionista explicou que, por ser uma doença assintomática, grande parte da população hipertensa não é diagnosticada até apresentar o primeiro evento cardiovascular. Rachel ressaltou que qualquer tratamento farmacológico deverá sempre ser prescrito por médico ou médica.

Importância de uma alimentação saudável

Rachel mostrou, de forma didática, as diferenças entre alimentos in natura, processados (enlatados, conservas, pães industrializados, etc.) e ultraprocessados (salgadinhos, biscoitos, refrigerantes, sucos em pó etc.). Ela afirmou que é importante procurar manter uma alimentação saudável, tendo por base alimentos in natura e minimamente processados. Segundo a nutricionista, o consumo de processados deve ser pequeno e o de ultraprocessados, evitado (assim como aqueles em cuja embalagem constem ingredientes como xarope, glucose ou glicose, transgênicos, siglas desconhecidas).

O ideal é que as refeições sejam feitas em ambiente apropriado e que as compras sejam realizadas em estabelecimentos/fornecedores que ofereçam variedade de opções de alimentos in natura e minimamente processados.

Houve uma grande interação das e dos colegas que estavam participando da Quintativa. Foram feitas diversas perguntas à nutricionista convidada, sobre tipos de alimentos, forma de conservação e preparo, tendo em vista a prevenção de doenças. Participaram colegas de Porto Alegre, São Leopoldo, Santa Maria, Passo Fundo e Pelotas.

Veja a programação de maio do NAF

A próxima reunião no NAF acontece no dia 13 de maio, às 15h, e a Quintativa do mês, no dia 27. Quem já participou de reuniões anteriores do Núcleo receberá o link para acesso à sala de reunião por e-mail ou por WhatsAp. No e-mail, é importante verificar o recebimento também no spam ou lixo eletrônico.

Se você ainda não participou das reuniões online e tiver interesse, basta encaminhar e-mail para aposentadoria@sintrajufe.org.br que receberá todas as orientações.