DESTAQUE

Em novo ví­deo da campanha contra a reforma administrativa, Sintrajufe/RS alerta sobre perseguição a servidores e servidoras

O Sintrajufe/RS lançou nesta sexta-feira, 18, mais um ví­deo da campanha do sindicato contra a reforma administrativa. Nesta semana, o alerta refere-se aos riscos trazidos pela proposta à independência, autonomia e liberdade de servidores e servidoras. A reforma traz mecanismoscomo o fim dos concursos públicos e as novas formas de contrataçãoque abrem espaço para a perseguição polí­tica e para o assédio das chefias aos servidores públicos. Isso é ruim não apenas para os funcionários públicos, mas para o conjunto da sociedade. Por isso, o sindicato alerta: essa reforma não presta.

Recentemente, o Sintrajufe/RS já denunciara nota técnica da Controladoria-Geral da União (CGU) que, em julho, ampliou o conceito de recinto de repartição para possibilitar que as casas dos servidores sejam consideradas local onde crí­ticas não podem ser dirigidas aos órgãos onde atuam. Isso quer dizer, na prática, que as redes sociais dos servidores passam a ser objeto de censura, embora a própria CGU tenha lançado um comunicado afirmando não ter qualquer restrição à realização de crí­ticas por parte dos agentes públicos e que o que a CGU considera como passí­vel de apuração disciplinar são aqueles atos que extrapolem os limites do razoável . Em outras matérias ao longo do ano, o sindicato já vinha denunciando outros casos de perseguição a servidores e assédio moral no governo Bolsonaro.

A campanha do Sintrajufe/RS é parte das lutas nacionais contra a reforma, buscando conscientizar a população sobre o verdadeiro significado da proposta de Jair Bolsonaro (sem partido) e Paulo Guedeso fim dos serviços públicos. Ao mesmo tempo, a campanha tem como objetivo mobilizar a categoria nessa luta, uma urgência tanto para as servidoras e os servidores públicos quanto para o conjunto da população, que, caso a reforma seja aprovada, ficará sem a garantia de direitos hoje protegidos. Por isso, o foco é a defesa de mais e melhores serviços públicos, não menos.

Veja, comente, compartilhe!