DESTAQUE

Em meio a agravamento da pandemia, tribunais e órgãos suspendem trabalho presencial; TRF4 é exceção

A crise sanitária vive dias de agravamento no Rio Grande do Sul e no país. Os números vêm piorando a cada momento, com crescimento das mortes e dos contaminados pelo novo coronavírus. Não há leitos suficientes nos hospitais, tampouco políticas efetivas que contenham a pandemia. No Rio Grande do Sul, o governo colocou todo o estado sob “bandeira preta”, conforme o modelo de distanciamento controlado adotado. Com isso, o Sintrajufe/RS contatou as administrações dos tribunais e órgãos demandando a suspensão de todas as formas de trabalho presencial. Houve respostas positivas de todas as administrações, com exceção do TRF4.

Com a piora da pandemia no estado, no dia 22 de fevereiro o Sintrajufe/RS oficiou todos os tribunais e órgãos defendendo, como vem fazendo desde o início da crise sanitária, a manutenção dos servidores e servidoras em trabalho remoto. TRT4, Justiça Militar, TRE-RS, Ministério Público Militar, PRR4 e PPRS expediram normas ou determinações mantendo ou retornando ao trabalho remoto.

O TRF4, porém, é o único órgão do Judiciário Federal ou Ministério Público da União que ainda não se manifestou. A Corregedoria do TRF4, no âmbito de sua competência, divulgou decisão afirmando que “no período de 1º de março de 2021 a 31 de março de 2021 devem ser suspensas as atividades presenciais no primeiro grau da Justiça Federal”. A Presidência do tribunal, porém, segue sem novos posicionamentos e mantém um grupo de servidores e trabalhadores terceirizados indo ao prédio.

O Sintrajufe/RS segue buscando uma decisão do TRF4 no sentido de preservar a vida da categoria e dos colegas terceirizados, bem como de todos e todas que frequentam os locais de trabalho. Quaisquer novas informações serão divulgas nos meios de comunicação do Sintrajufe/RS.

Atualizado em 2/3/21, às 19h30min.