DESTAQUE

Em mais um ataque, Maia defende regulamentação do teto dos gastos e pede união para aprovar reformas

O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) pediu união para retomar a votação da agenda de reformas e afirmou que vai dar urgência à regulamentação do teto de gastos públicos. “A situação fiscal do Brasil hoje requer união, diálogo e equilíbrio”, afirmou. Segundo Maia, a partir desta quarta-feira, 7, devem ser retomados os trabalhos em torno da agenda de reformas, “que não vai parar independentemente das eleições municipais”. Ele assegurou que a regulamentação do teto de gastos é “nossa principal urgência, além da reforma tributária e da reforma administrativa encaminhada pelo governo”.

A declaração foi dada na noite de segunda-feira, 5, após jantar com os ministros da Economia, Paulo Guedes; das Comunicações, Fábio Faria; e da Secretaria de Governo da Presidência, Luiz Ramos. O presidente da Câmara afirmou que está pronto para dialogar sobre a reforma tributária, incluindo outros pontos que o governo “entenda relevantes e queira encaminhar”. “A reforma tributária foi combinada com o governo no ano passado e tem como base as propostas da Câmara e do Senado e a CBS [Contribuição sobre Bens e Serviços] do governo”, lembrou.

Maia também considera necessário votar a reforma administrativa ainda neste ano. Segundo ele, sem a “modernização do Estado brasileiro” e a “melhoria da eficiência dos gastos na administração pública, o Brasil não vai avançar”.

Fenajufe trabalha contra a aprovação de medidas que retiram direitos

Em texto em seu site, a Fenajufe ressalta que está trabalhando, em conjunto com os sindicatos de base e demais entidades representativas do serviço público, para barrar a aprovação das medidas que retiram direitos da categoria e acabam com o serviço público. “Ao contrário do afirmado pelo presidente da Câmara, a aprovação da Reforma Administrativa e demais propostas que tramitam no Congresso Nacional não trazem nenhuma melhoria ou eficiência para a Administração Pública, uma vez que retiram a estabilidade e possibilitam a contratação de mão de obra privada para as funções”.

A diretoria Executiva da Fenajufe aprovou diversas frentes de atuação no combate à PEC 32/2020. Entre elas estão o mapeamento dos deputados favoráveis, contrários e em disputa no tema; o agendamento de reuniões com parlamentares nos estados para a pressão contra a reforma e a produção de memorial rebatendo os pontos da PEC para entregar aos ministros nos tribunais, parlamentares, procuradores e outros.

Sintrajufe/RS lança campanha contra a reforma administrativa

Nesta semana, começaram a ser veiculadas em meios de comunicação do Rio Grande do Sul as primeiras peças da campanha de mídia do Sintrajufe/RS como parte do combate à reforma administrativa de Jair Bolsonaro (sem partido) e Paulo Guedes. A campanha tem peças em rádio e televisão, além de iniciativas nas redes sociais.

Um dos objetivos é explicar para a população as consequências terríveis que a reforma terá para os brasileiros e brasileiras, caso seja aprovada. O desmonte dos serviços públicos e a inversão das prioridades do Estado, desobrigando-o do oferecimento de direitos como saúde e educação atingindo servidores e todos que utilizam algum tipo de serviço público. O resultado será que muitas vezes só terá direitos quem puder pagar por eles.

Editado por Sintrajufe/RS; com informações da Fenajufe