CULTURA

Em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre, mostra coletiva reúne obras de 175 fotógrafos; 8 são filiados ao Sintrajufe/RS

Na quarta-feira, 20, às 19h, será inaugurada a mostra coletiva “Fotografias da cidade”, na Galeria Ecarta (Rua João Pessoa, 943). A exposição, com trabalhos de 175 fotógrafos e fotógrafas, é uma homenagem aos 250 anos de Porto Alegre. Entre os participantes estão oito sindicalizados e sindicalizadas ao Sintrajufe/RS.

A exposição tem a curadoria de Andréa Brächer e Walter Karwatzki, ambos artistas visuais e professores, e mostra trabalhos realizados em diferentes épocas.

Os e as colegas presentes são Diego Beck (TRF4), Germano Preichardt (TRF4), Hilton Lebarbenchon (TRF4), Isaura Saraiva (TRT4), Lu Menna Barreto (TRT4), Luciana Lee (TRF4), Maria Clara Adams (TRT4) e Mirian Marroni (TRT4), além de Caio Monçalves, componente do grupo 35mm, que foi criado a partir de integrantes de uma das oficinas de fotografia do Sintrajufe/RS.

O coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon, explica que “a mostra apresenta a diversidade de olhares e percepções de artistas sobre Porto Alegre, revelando uma biografia visual da cidade, que se recria e se renova”. Conforme Andrea Bracher, “é um convite para contemplar cantos pitorescos, paisagens emblemáticas, detalhes despercebidos de lugares familiares e não familiares de Porto Alegre”. A exposição “potencializa nossas memórias afetivas e nos faz declarar nossas subjetividades identitárias com a cidade de Porto Alegre”, diz Karwatzki.

As fotografias serão exibidas em tamanho 20 x 30 cm, com impressão fine arte, e poderão ser adquiridas pelos visitantes. Os valores serão revertidos para projetos da Fundação Ecarta, instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS).

A exposição pode ser visitada de 20 de julho a 21 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

Com informações de Jornal VS.