SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESVENDANDO O ORÇAMENTO

Em entrevista ao Sintrajufe/RS, economista afirma que haveria dinheiro para reajuste salarial no orçamento de 2022 no PJU. Mas o que falta então?

Há espaço no orçamento para reposição, pelo menos em parte, da inflação registrada no governo Bolsonaro, mesmo com as limitações impostas pelo teto de gastos (EC 95/2016). A afirmação é do economista e assessor da Fenajufe Washington Luiz Moura Lima. Em entrevista à diretora do Sintrajufe/RS Arlene Barcellos e ao diretor Marcelo Carlini, na sexta-feira, 24, ele mostra que os valores que poderiam ser destinados à reposição das perdas salariais de servidores e servidoras foram alocados outros fins e que houve, inclusive, sobras orçamentárias.

No iní­cio da entrevista, Washington explicou que a emenda constitucional 95/2016 congela o orçamento, mas faz uma atualização anual pelo valor do índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE. Isso significa que o conjunto do orçamento da União (Judiciário, Executivo e Legislativo) vem sendo corrigido anualmente; ou seja, há um aumento do teto, também para pagamento de pessoal, que é a maior parte do Orçamento.

8,35% a mais no orçamento de 2022, mas a proposta de reajuste é zero

Falando especificamente do Judiciário, o economista explicou que os tribunais não aplicaram a parte de pessoal em reajuste e contratação, como poderia ter sido feito. Em vez disso, as administrações têm alocado esses recursos para outros fins, o que aumentou em um terço as chamadas outras despesas correntes (administrativas e benefí­cios sociais). E praticamente dobraram o valor dos investimentos.

Só em 2022, por exemplo, foi aprovado um aumento global de 8,35% para despesas primárias no orçamento do PJU. Contudo, os salários permanecem congelados desde 2019.



19,99% de perdas

No governo Bolsonaro (janeiro de 2019 a dezembro de 2021), as perdas acumuladas são de 19,99%. A primeira perspectiva de inflação em 2022, divulgada pelo Banco Central, é de 5,03%. Segundo o economista, provavelmente vai ser maior e, se não houver qualquer recomposição, o funcionalismo federal chegará a dezembro com perdas acumuladas de 26,02% desde janeiro de 2019. Por isso, Washington afirma que é urgente neste momento a luta para recomposição do salário.

Como em todos esses anos houve o reajuste do Orçamento pelo IPCA, Washington afirma que é uma decisão polí­tica aplicar ou não o reajuste para os servidores e as servidoras. “Pelo menos a inflação desses três anos, desconsiderando perdas anteriores da categoria, poderia ser aplicada sem nenhum trauma”, pois foram recebidas dotações.

Em novembro, apenas 65,41% executados

O economista chama a atenção para outra questão sobre o Orçamento do Judiciário, que também ocorre, em maior ou menor grau, no Executivo e no Legislativo. Há uma dotação, e ela geralmente não é executada na totalidade, boa parte é feita quase de última hora, por isso, “sempre há perdas no Orçamento”.

Um exemplo: o Judiciário, em 30 de novembro de 2021, tirando despesas de pessoal, tinha executado, em despesas correntes, investimentos e inversões financeiras, apenas 65,41% do Orçamento, ou seja, mais de 30% dos valores disponí­veis para todo o ano ainda estavam por executar faltando um mês para o final do ano.

O Judiciário tem margens legais para conceder reajuste

Na avaliação de Washington, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) aprovou para este ano a possibilidade de reajuste salarial. Mesmo não havendo impedimento, a questão não foi encaminhada. Agora, não será simples realocar o orçamento, mas, “do ponto de vista econômico puro e simples, tem todas as condições de dar o reajuste”, afirmou, “é difí­cil, mas é possí­vel”.

É importante considerar ainda que o Poder Judiciário não tem problemas em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal; pelo contrário, segundo o economista, “tem uma margem enorme”. Também não há empecilhos em relação à proporção das despesas primárias e discricionárias, está longe da folga . Então, concluiu, não se pode alegar problemas de limites para não conceder o reajuste.

Washington afirmou que é incrí­vel como a questão orçamentária tem lendas . O Sintrajufe/RS tem mostrado, em diversas notí­cias, que Bolsonaro, Paulo Guedes, empresários e apoiadores do governo no Congresso costumam contrapor investimentos em áreas fundamentais, como saúde e educação, ao reajuste salarial. Aprofundar o conhecimento sobre o Orçamento é fundamental para que o conjunto do funcionalismo fortaleça a luta unificada por reajuste linear para todas as categorias e mostre que é possí­vel e que há verbas para que isso ocorra em 2022.


Saiba mais

Outras despesas correntes são, basicamente, as despesas administrativas e de benefí­cios sociais (como assistência médica, auxí­lios alimentação e transporte, assistência pré-escolar).

Os investimentos são, de maneira geral, as despesas previstas para construções em geral e despesas administrativas relativas a investimentos.

As inversões financeiras são, genericamente, as despesas com aquisições de imóveis.

Calendário unificado para conquistar a reposição linear das perdas salariais

Em janeiro, as servidoras e os servidores públicos federais lançaram uma campanha salarial pela reposição linear emergencial de 19,99% para todos e todas. Já no dia 18, um ato unificado em Brasí­lia, com a participação do Sintrajufe/RS, deu iní­cio a uma agenda que se estenderá durante todo o iní­cio de 2022. A reposição salarial dos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União está ligada à luta de todo o funcionalismo público, única forma de derrotar a polí­tica de congelamento para a esmagadora maioria do funcionalismo, foi assim que impedimos a votação da PEC 32 em 2021, é assim que vamos derrotar o reajuste zero em 2022.

Confira o calendário de mobilização

27/01 | Reunião ampliada Fonasefe e Fonacate
28/01 | Coletiva de imprensa para falar sobre Campanha Salarial e calendário por reposição emergencial linear
02/02 | Reabertura do ano legislativo (proposta de ato no Congresso Nacional)
14 a 25 de fevereiro | JORNADA DE LUTAS
08/03 | Dia Internacional da Mulher
09/03 | INDICATIVO DE GREVE
16/03 | Marcha a Brasí­lia e atos nos estados