E AÍ, FUX?

Em dia de mobilização nacional da campanha salarial, caravana do Sintrajufe/RS em Brasí­lia realiza reuniões e participa de atos na capital federal

Nesta quarta-feira, 3, dia nacional de mobilização dos servidores e servidoras do Judiciário Federal e do MPU, o Sintrajufe/RS realizou atividades em Porto Alegre e também participou de reuniões e atos públicos em Brasí­lia. O sindicato enviou à capital federal uma delegação com 11 colegas.

Na terça-feira, 2, os representantes do Rio Grande do Sul participaram de reunião com um assessor do senador Roberth Bringel (União-MA), juntamente com dirigentes da Fenajufe e de outras entidades. As colegas Carolina Passos dos Santos Zeliotto e Fabiana Pandolfo Cherubini, oficialas de justiça que fazem parte da caravana, relatam que a reunião teve como objetivo a busca de informações sobre o panorama polí­tico e as expectativas com relação aos pleitos dos servidores no segundo semestre, com a finalidade de orientar estratégias de ação. O assessor, Adroaldo Portal, reafirmou que os Poderes podem, até 12 de agosto, enviar suas peças orçamentárias. Por isso, é fundamental que os servidores intensifiquem a pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF), para que a proposta contemple a reposição salarial. O assessor frisou ainda que, mesmo após esse prazo, há possibilidade de apresentação de emendas, mas que sem luta nada será possí­vel.

Reunião com gabinete do senador Roberth Bringel

Carolina e Fabiana apontam que a mobilização da categoria segue sendo imprescindí­vel para que haja perspectiva de reposição salarial para o próximo ano. A expectativa é de que, com muita luta da categoria, Fux e Rosa Weber se vejam pressionados a apoiar a reposição, que nada mais é do que uma questão de justiça com os trabalhadores e as trabalhadoras do PJU e MPU , completam.

Também na terça-feira, a delegação participou de um ato em frente ao Ministério da Economia. Veja AQUI todas as informações sobre a manifestação, que teve crí­ticas a Jair Bolsonaro (PL) e ao presidente do STF, ministro Luiz Fux, que vem seguindo a polí­tica de congelamento aplicada pelo governo.

Reuniões e atos

Nesta quarta, 3, os e as representantes do Sintrajufe/RS participaram de reunião com o lí­der do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), juntamente com o lí­der da Minoria, deputado Alencar Santana (PT-SP). Eles receberam a pauta dos servidores e das servidoras e se comprometeram com a articulação polí­tica para buscar orçamento para o reajuste dos servidores públicos federais e para garantir a segurança dos servidores da Justiça Eleitoral nas eleições de outubro. Também disseram que irão buscar a aprovação do projeto do Ní­vel Superior no Judiciário Federal e se posicionaram contrariamente à desjudicialização das execuções judiciais.

Reunião com liderança do PT e liderança da Minoria

Foi realizado ainda um ato no Plenário 12 da Câmara dos Deputados, lotado com representantes dos servidores e servidoras. O dia em Brasí­lia foi encerrado com um ato em frente ao Supremo Tribunal Federal. Veja as informações sobre essa manifestação e sobre as mobilizações em Porto Alegre.