SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CONTAGEM REGRESSIVA

Em Brasí­lia, Sintrajufe/RS e sindicatos de todo o paí­s seguem na pressão contra a reforma administrativa; faltam 13 dias para derrotar a PEC em 2021

Faltando poucos dias para o recesso parlamentar, que tem iní­cio no dia 22 de dezembro, o momento é de barrar a PEC 32/2021 e tornar ainda mais difí­cil para o governo votá-la, já que em 2022 o calendário eleitoral deve complicar a aprovação de medidas como essa. Por isso, em Brasí­lia, o Sintrajufe/RS, centrais sindicais e sindicatos de todo o paí­s seguem realizando atividades diárias de pressão para derrotar a reforma administrativa e defender os serviços públicos. Nesta semana, o sindicato está representado na capital federal pelo colegas Valdir Laini e Daniei Pinheiro, este, agente da Polí­cia Judicial da Justiça Federal de Carazinho, pela diretora Mara Weber e pelos diretores Edson Borowski e Ramiro López.

Na quarta-feira, 7, pela manhã, a delegação participou de um ato em frente à casa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Conforme Mara Weber, o objetivo foi lembrar o deputado de que não esquecemos da PEC 32 e de que vamos seguir na pressão . O diretor Edson Borowski lembrou que, com a liberação do orçamento secreto pelo Supremo Tribunal Federal, temos que reforçar a atenção e o cuidado. Lira usa o dinheiro público para comprar deputados. Temos que denunciar sempre: o orçamento secreto é um risco e é um absurdo que isso exista no Brasil. Dinheiro público é para saúde, educação, segurança, não para comprar deputados .

Mais tarde, foi realizado ato em frente à Câmara e alguns servidores conseguiram acesso à Casa, com representantes de diversos estados acompanhando a Fenajufe e percorrendo gabinetes parlamentares. Em conversas com os deputados Bohn Gass (PT-RS) e Paulo Teixeira (PT-SP), a avaliação foi de que o governo não tem força para colocar a matéria em votação ainda em 2021: Esse ano está praticamente assegurado que a gente venceu essa batalha. Isso não quer dizer que a gente possa baixar a guarda e relaxar. Vão fazer todo o esforço para colocar no iní­cio do ano que vem, porque depois vai ficar complicado , avalia Mara.

A ideia é manter a mobilização nessas últimas semanas de 2021 e estar presente em Brasí­lia já nos primeiros dias do próximo ano legislativo. Os deputados ainda destacaram que a mobilização nas bases dos parlamentares vem sendo fundamental para impedir a votação, assim como a luta unitária de servidores federais, estaduais e municipais.

A luta, agora, continua, e nesta quinta-feira, 9, pela manhã, novo ato foi realizado em frente à Câmara. A mobilização também seguirá na próxima semana, com nova recepção aos parlamentares no aeroporto, protestos na capital federal, pressão nos gabinetes e atividades nos estados. Conforme o colega Valdir Laini, foi mais uma semana vitoriosa para a classe trabalhadora do paí­s, em que a unidade dos servidores públicos e dos trabalhadores impediu que o governo, juntamente com seus aliados e com o presidente da Câmara, conseguissem os 308 votos necessários para colocar a reforma na pauta de votação. Agora, nossa vitória está mais próxima, estamos mais perto de enterrar definitivamente a PEC da rachadinha e da destruição dos serviços públicos .

Reajuste salarial e extinção de cargos

Além da PEC, os representantes do Sintraufe/RS trataram, com os deputados, de outros temas, como o PL 6.613/2019, que versa sobre reajuste salarial para a categoria. O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) pediu, na Comissão de Finanças e Tributação (CTASP), o arquivamento do projetoa luta, portanto, é para manter o projeto em discussão. Outro tema abordado foi o anteprojeto (https://sintrajufe.org.br/ultimas-noticias-detalhe/tj-df-apresenta-anteprojeto-para-extinguir-cargos-de-tecnicos-judiciarios-tribunal-antecipa-efeitos-da-pec-32/) que visa transformar cargos vagos de auxiliar judiciário e de técnico judiciário em cargos de analista judiciário. A esse respeito, os servidores conversaram com a assessoria do deputado Afonso Motta (PDT-RS), presidente da CTASP, cuja avaliação é de que não há perspectiva de votação neste momento.

Em Pelotas, Sintrajufe/RS participa de ato conjunto contra a reforma administrativa

Ao mesmo tempo em que são realizadas atividades em Brasí­lia, o Sintrajufe/RS também está presente no interior do estado, nas bases dos deputados. Nessa quarta-feira, 8, o Sintrajufe/RS participou de mobilização em Pelotas, na luta em defesa dos serviços públicos.

A atividade foi realizada durante a tarde, na Esquina Democrática da cidade, no calçadão. O objetivo foi dialogar com a população sobre os efeitos que a reforma terá, se aprovada, sobre o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras. Cerca de dez sindicatos participaram da mobilização, reunindo servidores e servidoras de diversas categorias federais, estaduais e municipais.

O Sintrajufe/RS foi representado na atividade pelo diretor Rogério Avila. Ele conta que foi possí­vel dialogar com a população sobre a importância de lutar contra a PEC 32, explicando que essa proposta retira direitos de todos os trabalhadores , prejudicando o acesso aos serviços públicos.



Envie mensagens a deputados e deputadas do RS e pressione contra a PEC 32!

Neste momento, ao mesmo tempo em que as categorias se mobilizam nas ruas, é preciso seguir a pressão nas redes sociais. A pressão sobre deputados e deputadas tem que ser total. Mande mensagens por WhatsApp e e-mail, comente nas redes sociais deles. Com nossa mobilização, podemos derrotar essa proposta.

Já há manifestações de parlamentares afirmando que votarão contra a PEC 32/2020. Enviaram ao Sintrajufe/RS mensagens nesse sentido as deputadas Fernanda Melchionna (Psol) e Maria do Rosário (PT) e os deputados Bohn Gass (PT)Henrique Fontana (PT)Heitor Schuch (PSB)Marcon (PT)Paulo Pimenta (PT) e Pompeo de Mattos (PDT). O PSB também já manifestou posição contra a proposta, assim como o deputado Afonso Motta (PDT).

Veja abaixo os contatos do MDB:

MDB – Movimento Democrático Brasileiro

Já votou contra os serviços públicos e a favor da PEC 32 na Comissão Especial da Câmara.

ALCEU MOREIRA (MDB)
E-mail: [email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/alceu_moreira/
Facebook: https://www.facebook.com/depalceumoreira/
Twitter: https://twitter.com/Alceu_Moreira
Whatsapp: 51 9998-3303

Já votou contra os serviços públicos e a favor da PEC 32 na CCJ da Câmara.

MáRCIO BIOLCHI (MDB)
E-mail: [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/deputadobiolchi
Instagram: https://www.instagram.com/marciobiolchi/
Twitter: https://twitter.com/marciobiolchi