Mobilização contra a PEC 32

Em ato contra a PEC 32, Fenajufe reforça luta em defesa do serviço público

A Fenajufe participou, nesta sexta-feira, 30, do ato nacional organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) em defesa do serviço público, da vacina para todos e todas e contra a reforma administrativa (PEC 32/2020). Estavam presentes centrais sindicais e entidades nacionais representativas do funcionalismo.

Com dezenas de faixas, os manifestantes ocuparam a Esplanada dos Ministérios contra os ataques do governo aos servidores e servidoras. A concentração começou em frente ao Ministério da Justiça; em seguida, respeitando as determinações de distanciamento, a mobilização seguiu até a Praça dos Três Poderes para ato simbólico em respeito, também, às ví­timas da pandemia.

Durante a manifestação, houve crí­ticas aos ataques do governo federal ao funcionalismo, deixando claro que a prioridade precisa ser o combate à pandemia, com vacinação para todos e não uma reforma administrativa que prejudicará os servidores e a população.

Manifestantes lembraram ainda que nessa quinta-feira, 29, o paí­s atingiu a triste marca de 400 mil mortes por Covid-19 e mais de 14,6 milhões de infectados. Diversos estados estão com a taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 80% e com dificuldades na aplicação da segunda dose das vacinas por falta de imunizantes.

A PEC 32/2020 visa ao desmonte do Estado e do serviço público de qualidade para a sociedade. A proposta, entre outros pontos, vai permitir a criação de ví­nculos sem a regra geral do concurso, aumentando a indicação para cargos comissionados. Além disso, acaba com a estabilidade e propõe o fim do Regime Jurí­dico único.

Pressão na CCJ

A CCJ iniciou ontem os debates sobre PEC 32/2020 na comissão. Ao todo, serão sete audiências públicas até 14 de maio. A Fenajufe participará do debate na próxima segunda-feira, 3, e orienta que a população pressione os membros da comissão com mensagens no e-mail, nas redes sociais e WhatsApp:

Acesse AQUI a lista com as redes sociais dos membros da CCJ
Acesse AQUI a lista com a posição dos deputados sobre a PEC 32 e lista de e-mails
Acesse AQUI o Na Pressão e envie mensagens no WhatsApp dos deputados

Petição online

Reforçando a mobilização contra a Reforma Administrativa, a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público divulgou petição pública colhendo assinaturas. O documento é endereçado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Para assinar a petição online, acesse AQUI.

Editado por Sintrajufe/RS; fonte: Fenajufe