SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

FOTO NO OUTDOOR DA VERGONHA

É mentiroso ou não sabe no que votou? Deputado do Novo ataca sindicatos e diz que “outdoors da vergonha” são fake news

Ler conteúdo

O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo) na última sexta-feira, 8, postou em suas redes sociais, um vídeo no qual reclama dos outdoors que o Sintrajufe/RS e outros sindicatos afixaram em todo o estado para denunciar os parlamentares que votaram a favor da reforma administrativa (PEC 32/2020) nas comissões da Câmara, entre os quais o próprio Marcel. O deputado diz no vídeo que o outdoor traz “fake news”. Ou mente, ou não sabe no que votou.

Os “outdoors da vergonha” são uma ação de sindicatos organizados na Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul e denunciam os deputados que votaram contra os serviços públicos na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e na comissão especial. São alvo da campanha os deputados Alceu Moreira (MDB), Giovani Cherini (PL), Marcel Van Hattem (Novo) e Marcelo Moraes (PTB). Ao lado de uma foto e do nome do deputado, o texto diz: “Vergonha: voto pelo fim dos concursos, votou pelo apadrinhamento dos cabos eleitorais e a privatização da saúde e educação”. Os outdoors foram espalhados em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Fake news? Entenda os pontos denunciados nos outdoors

A seguir, o Sintrajufe/RS esclarece ponto a ponto as denúncias elencadas nos outdoors:

Fim dos concursos públicos

A PEC 32 cria a possibilidade de contratos temporários com duração de até dez anos. Esses contratados e contratadas não terão direito a FGTS, receberão remunerações variáveis, possivelmente abaixo das dos servidores e servidoras concursados. O resultado será a institucionalização da terceirização, simplificando os meios de ingresso e estabelecendo, inclusive, a possibilidade de convênios. Essas formas de contratação nada mais são que jeitos de burlar a contratação por concursos públicos, feitos de maneira transparente.

Apadrinhamento e cabide de emprego para cabos eleitorais

O fim dos concursos públicos e a entrada nos serviços públicos via contratos temporários é, justamente, a porta de entrada para os apadrinhamentos. Cabos eleitorais poderão ser “recompensados” com a contratação como “temporários” que ficarão até dez anos responsáveis por serviços públicos dos quais a população precisa para garantir seus direitos mais básicos.

Privatização da saúde e educação

A PEC 32 inclui na Constituição o artigo 37-A. Ele pretende “disciplinar parcerias entre a administração pública e entes públicos ou privados que com ela se relacionem”, “inclusive com o compartilhamento de estrutura física e a utilização de recursos humanos de particulares, com ou sem contrapartida financeira”. Na prática, esse artigo permite a privatização dos serviços públicos sem que sejam necessários os procedimentos tradicionais para privatizações. O setor privado poderá atuar diretamente na prestação dos serviços públicos, inclusive utilizando as estruturas públicas. Esta prática é a porta aberta para a corrupção, como inúmeros casos já denunciados, onde verdadeiras quadrilhas se apropriaram de hospitais e postos de saúde.

Envie mensagens a deputados e deputadas do RS e pressione contra a PEC 32!

Se você não enviou, envie. Se já fez, envie novamente. A luta contra a PEC 32/2020 precisa ser intensificada, pois a proposta pode ser votada no plenário da Câmara em outubro. Para aprovação, o governo precisa de 308 votos (três quintos) e vai fazer de tudo para conseguir.

O futuro dos serviços públicos e os direitos da população e dos servidores e servidoras está ameaçado pela reforma administrativa (PEC 32/2020) de Guedes e Bolsonaro. Por isso, vamos aumentar a mobilização. A pressão sobre deputados e deputadas tem que ser total. Mande mensagens por WhatsApp e e-mail, comente nas redes sociais deles. Com nossa mobilização, podemos derrotar essa proposta.

Veja abaixo os contatos dos deputados do MDB:

MDB – Movimento Democrático Brasileiro

Já votou contra os serviços públicos e a favor da PEC 32 na Comissão Especial da Câmara.

ALCEU MOREIRA (MDB)
E-mail: dep.alceumoreira@camara.leg.br
Instagram: https://www.instagram.com/alceu_moreira/
Facebook: https://www.facebook.com/depalceumoreira/
Twitter: https://twitter.com/Alceu_Moreira
Whatsapp: 51 9998-3303

Já votou contra os serviços públicos e a favor da PEC 32 na CCJ da Câmara.

MÁRCIO BIOLCHI (MDB)
E-mail: dep.marciobiolchi@camara.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/deputadobiolchi
Instagram: https://www.instagram.com/marciobiolchi/
Twitter: https://twitter.com/marciobiolchi

FALE CONOSCO

Font Resize
Contraste