Dinheiro tem

E aí­, STF? Sintrajufe/RS envia nova caravana; você também pode pressionar enviando e-mails ao STF cobrando projeto

Na próxima segunda-feira, 4, há um entendimento de que, por ser ano eleitoral, termina o prazo para que seja definida uma reposição salarial para os servidores e servidoras do PJU ainda em 2022. Os servidores dos três poderes estão em campanha salarial unificada desde fevereiro. Nesta reta final, além de enviar caravanas a Brasí­lia, o sindicato orienta a categoria a ampliar a pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja remetido um projeto de lei para repor as perdas dos servidores e das servidoras.

Desde o iní­cio do ano, o governo vem criando confusão acerca da reposição salarial. Zero, 5%, vale alimentação, 2023, zero de novo o vai e vem do governo, como vinha alertando o Sintrajufe, servia somente para ganhar tempo e tornar o congelamento inevitável, é a “granada no bolso do inimigo” como explicou Paulo Guedes numa reunião ministerial em abril de 2020. Mas a pressão deve continuar. Há recursos, segundo o próprio STF, para reduzir, pelo menos parte, as perdas acumuladas.

Judiciário já confirmou que tem dinheiro

Já ficou demonstrado, em documento encaminhado à Casa Civil, que há espaço no orçamento do próprio Judiciário para oferecer reposição aos servidores, mas o Supremo, em vez de encaminhar projeto de lei ao Congresso, está condicionando o í­ndice de reposição da categoria à decisão do governo Bolsonaro para todo o funcionalismo. O STF já poderia ter enviado projeto ao Congresso, a exemplo do que fez o Tribunal de Contas da União (TCU), que apresentou à Câmara um projeto para a reposição de 13,5% para os servidores e as servidoras do órgão. No caso do Judiciário, as perdas acumuladas durante o atual governo já passam dos 30%.

Contudo, a falta de iniciativa do STF para amenizar as perdas salariais é somente para os servidores e servidoras. Publicamente, o presidente da corte está empenhado em aprovar a PEC 63/2016 que estabelece que os integrantes do Ministério Público e magistratura da União, dos Estados e do Distrito Federal fariam jus à parcela mensal indenizatória de valorização por tempo de exercí­cio no Ministério Público e na magistratura calculada na razão de cinco por cento do subsí­dio do respectivo cargo a cada quinquênio de efetivo exercí­cio, até o máximo de sete (35%) e assegura aos que ingressarem na Magistratura e no Ministério Público a contagem de tempo de exercí­cio anterior em carreiras jurí­dicas, bem como na advocacia.

Participe da pressão e envie e-mail ao STF cobrando o envio imediato projeto de reposição

O Sintrajufe/RS, a Fenajufe e outros sindicatos têm realizado mobilizações semanais, inclusive em Brasí­lia, para cobrar do governo e do Supremo a reposição das perdas salariais. Nesta semana, mais uma vez, o Sintrajufe/RS enviou uma caravana a Brasí­lia para participar das atividades promovidas na capital federal.

Ao mesmo tempo, cada colega pode reforçar a pressão. Uma das formas é enviar e-mails ao STF para cobrando o envio imediato de um projeto de lei que recomponha as perdas, ainda em 2022. Veja abaixo um texto que pode ser copiado e enviado. O e-mail é [email protected]. Não utilizamos sistema automático de envio de emails dentro de nossa página para evitar que eles sejam bloqueados por algum filtro ou antispam.

Excelentí­ssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal Ministro Luiz Fux,

Sou servidor(a) do Judiciário Federal e venho, por meio deste, manifestar enorme preocupação com a demora no encaminhamento de projeto de lei ao Congresso Nacional buscando a reposição das perdas inflacionárias acumuladas (30,66%) sobre nossos salários ainda em 2022.

Por essa razão, rogamos a Vossa Excelência que demonstre o vosso reconhecimento pela importância de nosso papel como agentes públicos que se dedicam com afinco diariamente, em conjunto com membros da magistratura, para viabilizar a entrega da tutela jurisdicional aos cidadãos brasileiros.

Sabemos que o Poder Judiciário da União conta com aproximadamente R$3 bilhões em saldo orçamentário e que esse pode ser usado para contemplar tal reajuste.O encaminhamento desse projeto é de responsabilidade de Vossa Excelência e não podemos crer que essa gestão será marcada como a única do STF a não enviar (ou pagar) projeto de reajuste dos servidores do Judiciário Federal ao Legislativo, mesmo possuindo recursos para tanto.

Atenciosamente,

Endereço para envio: [email protected]