CULTURA CONTRA O RACISMO

Documentário apoiado pelo Sintrajufe/RS, O futuro do mundo é preto terá exibição nesta terça, 23, no II Festival Cinema Negro em Ação

Acontece nesta terça-feira, 23, a exibição do documentário O futuro do mundo é preto , no II Festival Cinema Negro em Ação. O Sintrajufe/RS foi apoiador da produção do documentário, realizado pelo TRT4 e que contou também com o apoio da Amatra IV. A exibição será às 19h, na Sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mário Quintana.

Os ingressos para a exibição custam R$ 6,00 e podem ser adquiridos no local. Antes, às 18h, haverá um debate com os realizadores do documentário, mediado pela organização do festival, na mesma sala. Deverão ser cumpridos todos os protocolos sanitários.

O documentário é um dos resultados do projeto Percursos, vivências e memórias de servidores/as e magistrados/as negros/as do TRT4 e foi indicado na categoria Longa-Metragem. A direção é de Roberta Liana Vieira, Karine Emerich e Hope Chapman. Durante um ano e meio, foram feitas 27 entrevistas que tinham por objetivo registrar a trajetória de vida e trabalho de pessoas negras da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. Trata-se de um trabalho inédito e que destaca a importância da representatividade racial na construção da história desta instituição. A partir desses materiais, o TRT4 preparou o livro Negras Memórias , divulgado em forma de e-book, e o documentário O futuro do mundo é preto .

Assista abaixo o documentário:

O festival

Em um formato hí­brido, o II Festival Cinema Negro em Ação ocorre em novembro, integrando as programações do Cinquentenário 20 de novembro, com programação na grade da TVE-RS, na Cinemateca Paulo Amorim e na plataforma Cultura em Casa, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O Festival é uma realização da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine).

A mostra dos concorrentes nas categorias longa-metragem, curta-metragem, videoclipe e videoarte acontece em formato hí­bridopresencial e on-lineentre os dias 20 e 27 de novembro, como parte das comemorações do Cinquentenário do Dia da Consciência Negra.

Veja AQUI a programação completa do festival.